Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

PSOL pede ao STF para investigar relação de Clarissa e Júnior Tércio com invasões em Brasília

Inácio França / 10/01/2023
Foto noturna da fachada do STF, sem iluminação, onde se vê em primeiro plano escultura simbolizando a Justiça com pichações feitas por bolsonaristas

Crédito: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A bancada federal do PSOL pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue possíveis vínculos da deputada federal eleita Clarissa Tércio e do seu marido, o deputado estadual eleito Júnior Tércio (ambos filiados ao PP), com as invasões às sedes dos três poderes e à tentativa de golpe de Estado cometida pelos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro, no domingo, 8 de janeiro. O pedido foi assinado pelo presidente do partido, Juliano Medeiros, e 14 parlamentares em exercício ou que assumirão seus mandatos no dia 1º de fevereiro.

De acordo com a petição protocolada no STF e direcionada para o ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos 4.874 e 4.879, que apuram a disseminação de fake news e a organização dos atos antidemocráticos, Clarissa Tércio compartilhou “vídeo feito por uma terrorista que furou bloqueio policial para invadir o teto do Congresso Nacional, endossando a mensagem que o Poder fora ‘tomado pelo povo’.” Outro argumento usado foi o fato de que “Clarissa Tércio e seu marido inseriram nas imagens compartilhadas da invasão créditos com os endereços de suas próprias redes sociais”.

Ainda na noite de domingo, a Marco Zero informou que o casal Tércio postou vídeos com imagens dos bolsonaristas no Congresso Nacional, mas sem nenhuma ressalva ou qualquer tipo de recriminação à violência política. Nas postagens expressaram à tentativa de tomar o poder pelo uso da força, postando “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil!”

Na manhã seguinte, 9 de janeiro, a deputada editou a postagem e postou no twitter informando ser contrária à depredação de patrimônio. Ao mesmo tempo, enviou nota para a equipe da MZ solicitando alteração na reportagem publicada na véspera com esse novo conteúdo, o que foi feito.

Além dos fundamentalistas evengélicos pernambucanos, a bancada do PSOL solicitou a inclusão de outros nove parlamentares bolsonaristas de diversos estados: André Fernandes (PL-CE), Silvia Waiãpi (PL-AP), Magno Malta (PL-ES), Ricardo Barros (PP-PR), Sargento Rodrigues (PL-MG), José Medeiros (PL-MT), Coronel Tadeu (PL-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Ana Compagnolo (PL-SC).

Solicitamos à equipe da assessoria de Clarissa Tércio posicionamento sobre a petição da bancada do PSOL. Eventuais opiniões ou defesa da deputada serão acrescentadas assim que a demanda seja atendida.

Mudança de narrativa articulada

Durante a invasão, a empolgação dos parlamentares citados pelo PSOL era idêntica a dos criminosos que depredavam as instalações do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF. Antes do Governo Federal reagir e as forças de segurança assumirem o controle da situação, o tom das postagens era de celebração pela tomada do poder, além de culpar o ministro Alexandre de Moraes pelo que estava acontecendo em Brasília.

O tom da cobertura das emissoras de TV, principalmente Globo News e a Band, e a péssima repercussão tanto na comunidade internacional quanto nas redes sociais, se somaram no início da noite às imagens do esvaziamento da praça dos Três Poderes e do registro das prisões realizadas às dezenas. A partir daquele momento, segundo o analista de dados de redes sociais, Pedro Barciela, o conteúdo das postagens bolsonaristas começou a mudar, incluindo aquelas feitas pelos parlamentares identificados pelo PSOL.

“A narrativa bolsonarista inicial prega defesa dos terroristas, enaltecimento das invasões e apoio aos ataques contra instituições. Porém, por volta das 20:30h, tentam uma mudança brusca”, publicou Barciela em seu perfil no Twitter.

Segundo o analista, a o que ele chama de contra-narrativa bolsonarista “passa a condenar os ataques, critica os terroristas e chega até mesmo a difundir a falsa informação de que seriam ‘infiltrados’. Foram inúmeros casos de influenciadores apagando conteúdos, excluindo publicações e deletando stories”.

Jair Bolsonaro, por exemplo, só rompe o silêncio às 21h17min, quando estava claro que seu golpe de Estado havia fracassado e se fazia necessário se desvincular do que estava acabara de acontecer na praça dos Três Poderes, a 5.600 quilômetros do condomínio de luxo onde ele está, na Flórida.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossagina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.