Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Raquel Lyra e João Campos condenam invasões, mas casal Tércio e coronel Feitosa declaram apoio a terroristas

Giovanna Carneiro / 08/01/2023
Em meio a muita fumaça, grupo de policiais com escudos avança para expulsar golpistas diante do Palácio do Planalto

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na tarde deste domingo, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto em ações terroristas para viabilizar um golpe de Estado. Com a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal, invadiram as sedes dos três poderes, vandalizando e depredando o patrimônio público. Não demorou para que a maior parte dos políticos e personalidades públicas condenassem a invasão e cobrassem a prisão e punição dos participantes.

Pelo menos três bolsonaristas eleitos em 2022 publicaram mensagens de apoio aos terroristas. Foi o caso do pastor Júnior Tércio (PP) e Alberto Feitosa (PL), que conquistaram suas vagas na Assembleia Legislativa em outubro, e a deputada federal eleita Clarissa Tércio (PP), que postaram vídeos com imagens dos manifestantes chegando à Esplanada dos Ministérios, mas sem nenhum tipo de recriminação à violência política em andamento. Os Tércio, inclusive, demonstraram apoio aos atos ao publicar vídeo com a legenda: “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil!”. Já Feitosa continuou a elogiar os terroristas bolsonaristas, os qualificando como “patriotas”.

Postagem do Instagram de Clarissa Tércio (PP). Crédito: reprodução/ Instagram

Postagem do deputado estadual Alberto Feitosa (PL).

Tentativa de golpe é condenada pela maioria

O também apoiador de Bolsonaro, presidente do PL em Pernambuco e ex-candidato a governador, Anderson Ferreira, repostou em sua rede social um vídeodo PL Nacional em repúdio aos atos deste domingo.”QUERO DIZER A VOCÊS QUE CONDENAMOS VEEMENTEMENTE ESTE TIPO DE ATITUDE.”, consta na legenda da publicação.

Outros políticos pernambucanos, como a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB), também se posicionaram nas redes sociais condenado de maneira veemente a tentativa de golpe de Estado contra o governo do presidente Lula. Confira as postagens de repercussão dos atos antidemocráticos deste domingo:

Postagem do Instagram de Anderson Ferreira (PL). Crédito: reprodução/ Instagram

Governado de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB)

Prefeito do Recife, João Campos

Vice-governadora, Priscila Krause

Deputado Federal, Túlio Gadêlha

Candidata a governadora pelo de Pernambuco pelo Solidariedade nas últimas eleições, Marília Arraes

Candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil nas últimas eleições, Miguel Coelho

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros

Senadora eleita pelo PT-PE, Teresa Leitão

Deputada estadual pelo PSOL-PE, Dani Portela

Recuo dos Tércio

(atualizado às 15h12min de segunda-feira, 9 de janeiro)

A deputada federal eleita Clarissa Tércio e seu marido, o vereador e deputado estadual eleito pastor Júnior Tércio, editaram a postagem de ontem no Instagram.

Originalmente, o vídeo da invasão terrorista ao Congresso Nacional foi publicado acompanhado apenas da frase “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil”, conforme mencionado acima, com print da postagem antes de ser editada. A péssima repercussão dos ataques às sedes dos Três Poderes, levou os Tércio a recuarem. Além da modificação da postagem, a assessoria da deputada enviou uma nota informando fazer “questão de reafirmar nosso posicionamento”, com texto similar àquele adicionado à postagem e que é, na verdade, um recuo e não uma reafirmação.

  • Segue a íntegra da nota enviada:

“Em virtude da repercussão na imprensa sobre a manifestação que aconteceu ontem, em Brasília, fazemos questão de reafirmar nosso posicionamento.

Entendemos que a Constituição Federal nos garante o direito à livre manifestação, desde que seja de forma ordeira e pacífica.

E em alinhamento com o Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, ratificamos que somos totalmente contrários a qualquer ato de violência, vandalismo ou de destruição do patrimônio público, que venha ameaçar a nossa democracia.

Desta forma, repudiamos toda e qualquer tentativa de sermos tachados de apoiadores de atos violentos e anticonstitucionais.

Nosso país precisa de muita oração!

Recife, 09 de janeiro de 2023.

Deputada Federal eleita, Clarissa Tércio e Deputado Estadual eleito, Pastor Júnior Tércio”

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossaágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.