Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Se você faz parte de um coletivo de jornalismo, comunicação e/ou cultura em Pernambuco, que já existe há mais de um ano, então essá notícia lhe interessa diretamente: a Marco Zero e o Instituto Fala! lançaram hoje o Edital FALA! 2024 de Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social.
O Edital FALA! é sempre destinado aos coletivos do estado por onde passou o Festival FALA!. Por isso, estarão aptos a concorrer às bolsas os coletivos de jornalismo, comunicação e/ou cultura que atuem nos territórios periféricos do estado de Pernambuco.
Serão quatro bolsas de 6 mil reais para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura. As inscrições começam hoje, 29 de abril e vai até 19 de maio, com a divulgação do resultado no dia 03 de junho de 2024.
1. Justiça Climática: os trabalhos apresentados para o eixo de justiça climática podem abordar temas como aquecimento global; racismo ambiental; tecnologias sociais e ancestrais desenvolvidas em territórios periféricos para mitigar e superar as consequências de ambos os fenômenos, dentre outros tópicos correlatos.
2. Justiça Social: os trabalhos apresentados para o eixo de justiça social devem abordar problemas estruturais da sociedade brasileira em decorrência de raça, etnia, gênero, sexualidade, classe e território.
3. Democracia: os trabalhos apresentados para o eixo de democracia devem abordar estratégias de incidência política de determinados grupos sociais; atuação de movimentos sociais (entendidos aqui de forma ampla, podendo ser movimentos que atuam na pauta de cultura, educação, tecnologia etc); resultados concretos de ações políticas de movimentos populares; dentre outros tópicos correlatos.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.