Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Rands generaliza posição de Pernambuco no ranking do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Marco Zero Conteúdo / 13/09/2018

RandsSemContexto1

Afirmação do candidato do Pros só está correta quando se leva em consideração alguns resultados do ensino fundamental envolvendo escolas estaduais

Por Raíssa Ebrahim

“No Saeb […], o português e a matemática, que são essenciais, vão estar em 18º, 19º”– sabatina Fora da Curva, na Rádio Universitária 99.9 FM, em 10 de setembro

Ao falar sobre a educação, na sabatina do programa de rádio Fora da Curva, o candidato Maurício Rands (Pros) abordou a posição de Pernambuco noSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)para mostrar que os resultados diferem dos doÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Pernambuco, enaltecidos na campanha do governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB).

A qualidade da educação pode ser medida por diferentes maneiras no Brasil. Uma delas é o Saeb, processo realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que inclui testes de proficiência em língua portuguesa e matemática (as mesmas do Ideb) no 5º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Os resultados de aprendizagem apurados pelo Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono – apuradas pelo Censo Escolar – compõem o Ideb.

Levando em consideração o recorte por estados, a afirmação de Rands só está correta quando se avalia alguns resultados do ensino fundamental envolvendo escolas estaduais.O selo atribuído pelo Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, que em Pernambuco tem parceria com a Marco Zero Conteúdo – , é, portanto, “Sem Contexto”. Ou seja, há dados corretos, mas falta contexto que é importante para compreender melhor os fatos.

A frase original completa de Rands é confusa. Confira a transcrição: “Se você pegar no Saeb o nível, por exemplo os meninos na 5ª série e na 9ª série, que é o fundamental 2… Aí você pega o ensino médio… O português e a matemática, que são essenciais, vão estar em 18º, 19º”.

O Truco não conseguiu retorno de assessoria de imprensa do candidato para esclarecer a que dados exatos ele se referiu. Por isso, editamos a frase para: “No Saeb […], o português e a matemática, que são essenciais, vão estar em 18º, 19º”.

Via de regra, o ensino fundamental é de responsabilidade do município e o ensino médio, do estado. Mas em Pernambuco, segundo a Secretaria de Educação, a rede estadual dispõe atualmente de 163 escolas que oferecem o ensino fundamental nos anos iniciais – do 1º ao 5º ano, sendo 147 delas indígenas (em território indígena). Nos anos finais do ensino fundamental, a partir do 6º ano, a rede estadual conta com 457 escolas.

Pelo Saeb, são avaliadas instituições de ensino públicas e privadas nos meios urbano e rural, de acordo com a dependência administrativa (federal, estadual, municipal) da escola, com recorte Brasil, estados e municípios.

A posição de Pernambuco cresce muito no ranking quando olhamos apenas os resultados do ensino médio. O estado fica em 9º lugar em língua portuguesa e 11º lugar em matemática, apontando que Rands usou o pior recorte ao falar sobre o Saeb – o contrário do que Paulo Câmara faz ao destacar os melhores resultados do Ideb.

Veja a posição de Pernambuco nos rankings envolvendo escolas públicas estaduais e levando em consideração o meio urbano e rural. Assinalamos os casos em que Rands acerta:

saeb

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.