Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Sob protesto, vereadores do Recife começam tramitação relâmpago da reforma da previdência municipal

Inácio França / 17/06/2021
Protesto contra reforma da previdência no Recife

Crédito: Sérgio Gaspar

Aprovar instantaneamente temas complexos e que interferem na vida de milhares pessoas parece ter se tornado uma especialidade dos vereadores do Recife. Apenas nove dias depois de apresentada pelo prefeito João Campos (PSB), o projeto de reforma da previdência, que deverá levar 19 mil servidores públicos da cidade a trabalhar mais tempo para se aposentar ganhando menos, foi aprovado por duas comissões da Câmara Municipal e já está apta a ser votada em plenário.

A reunião da Comissão de Legislação e Justiça demorou pouco mais de uma hora. Os pareceres do vereador Samuel Salazar (MDB), relator escolhido para analisar a proposta, foram lidos e só mereceram ressalvas de Osmar Ricardo (PT), que também preside o sindicato que representa o funcionalismo público municipal, e de Renato Antunes (PSC), político ligado à base bolsonarista.

Ricardo criticou o regime de urgência imposto pela prefeitura: “Tínhamos até novembro deste ano para mudar a previdência. Até a reforma previdência nacional foi amplamente discutida dentro do Congresso, não precisávamos fazer isso de forma remota e com apenas cinco dias para apresentar emendas”. Antunes repetiu algumas vezes a necessidade da Câmara reduzir os prejuízos aos servidores e disse que “o poder Legislativo poderia compensar a falta de diálogo da prefeitura quando o assunto chegar ao plenário”.

O relator Salazar saiu em defesa do prefeito e rebateu a crítica do petista Ricardo alegando que não faltou tempo para a discussão, “tanto que foram apresentadas quase 90 emendas, das quais 20 foram acatadas no parecer”. A maior parte das 70 emendas rejeitadas pelo relator eram de autoria coletiva do próprio Osmar Ricardo junto com Dani Portela (PSOL), Ivan Moraes (PSOL), Jairo Brito (PT) e Liana Cirne (PT).

E se o assunto era tempo, o presidente da comissão, Felipe Francismar (PSB), tinha pressa. Sempre que um vereador pedia a palavra, ele cobrava “celeridade”.

Imediatamente depois, começou a reunião da comissão de Finanças e Orçamento, que também aprovou sem qualquer discussão os projetos de lei enviados pelo prefeito, pois sequer houve intervenções contrárias. A segunda reunião parecia continuação da primeira, pois, curiosamente, o presidente da comissão de Finanças é o mesmo Salazar, relator da proposta na comissão que havia acabado de se reunir.

Sem tempo para mobilizar

A tramitação rápida da proposta atrapalhou a mobilização. O protesto na frente da Câmara Municipal começou ainda pela manhã com queima de pneus. No final da tarde, dirigiu-se para o cruzamento das avenidas Norte e Cruz Cabugá, em Santo Amaro, contando com algumas dezenas de funcionários públicos que, às pressas, foram mobilizados pelos sindicatos dos servidores e dos professores da rede pública.

Quem não foi ao protesto, lotou a seção de comentários do canal de YouTube da Câmara com queixas contra os vereadores, apesar das duas reuniões remotas das comissões terem sido acompanhadas por, no máximo, 69 pessoas enquanto aconteciam.

Protesto contra reforma da previdência no Recife

Protesto dos servidores começou de manhã e só acabou no início da noite. Crédito: Sérgio Gaspar

Os pontos que mais afetarão os funcionários serão o aumento da idade mínima para se aposentar de 55 para 61 anos, no caso das mulheres, e de 60 para 64 anos, no caso dos homens. A alíquota do desconto para o fundo de previdência municipal também vai subir de 12,8% para 14%, o que representa uma perda salarial. Já o valor da pensão a ser deixado pelos funcionários em caso de morte será reduzido para a metade.

Na apresentação da proposta do dia 8 de junho, representantes da prefeitura usaram o discurso de que a reforma será positiva para os servidores, pois deixará a previdência “mais sustentável”, porém no Diário Oficial, a reforma foi apresentada como sendo um “conjunto de medidas para ampliar investimentos em R$ 1,5 bilhão”, de acordo com a manchete do jornal.

Seja mais que um leitor da Marco Zero

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

Clique aqui para doar

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.