Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Tejucupapos é o novo coletivo de comunicação independente de Pernambuco

Marco Zero Conteúdo / 23/01/2024
Foto colorida de três mulheres jovens vestidas informalmente e um menino de camiseta vermelha. Todos sorriem para a câmara

Crédito: Walisson Rodrigues/Tejucupapos

por Helena Dias, do Coletivo Tejucupapos

Qual o papel da comunicação no desenvolvimento de territórios periféricos do Recife e da Região Metropolitana? É com essa pergunta e a fim de resgatar diversas reflexões e ações que o Coletivo Tejucupapos se lança no Recife, na próxima quinta-feira (25/10), a partir das 17h, no Quiosque das Palafitas. O evento é gratuito, totalmente aberto e pretende reunir pessoas para celebrar o nascimento de mais um coletivo pernambucano incentivando o debate político e social com centralidade na comunicação.

O Tejucupapos nasceu em meados de 2023, com a reunião de comunicadoras e educadoras populares que constroem em Pernambuco organizações nacionais como o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o Levante Popular da Juventude e o Movimento Brasil Popular. O coletivo também faz parte do Balaio Nordeste de Jornalismo Independente.

“A gente vivenciou diversos processos de luta e de educação popular, principalmente no período da pandemia, e começou a se perguntar maneiras de como a comunicação poderia ser mais parte do todo. Estamos enfrentando complexos projetos políticos de desinformação do povo há mais de 10 anos e acreditamos que a conexão com os territórios é essencial para fortalecer o desenvolvimento local, a democracia e combater os avanços da crise climática. Apostamos na Teju olhando para esses horizontes”, conta Helena Dias, integrante do coletivo.

O grupo iniciou sua atuação produzindo o guia “Prato Firmeza: um diálogo entre campo e cidade”, em parceria com a Énois Laboratório de Jornalismo e vários coletivos, que conta a história de estabelecimentos da gastronomia periférica de 10 capitais do Brasil e as suas relações com produtores de alimentos locais e do campo. O lançamento do livro no Recife acontecerá durante o evento em Brasília Teimosa. Nas últimas duas semanas, o Tejucupapos tem feito visitas aos estabelecimentos recifenses que foram mapeados para o Prato Firmeza e distribuído os guias impressos.

  • A versão online do guia “Prato Firmeza: um diálogo entre campo e cidade pode ser baixada no site da Énois: https://pratofirmeza.com.br/
  • Contato: tejucupapos@gmail.com – (81) 99611.8159 – Julia Aguilera
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.