Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Marco Zero lança edital de microbolsas de reportagem para territórios periféricos

Marco Zero Conteúdo / 24/09/2020

A Marco Zero Conteúdo lança, nesta terça (8), edital de microbolsas de reportagem sobre vivências e direitos em territórios periféricos de Pernambuco. São 5 microbolsas no valor de 2,5 mil cada uma “para a produção de reportagem multimídia sobre aspectos da vida nos territórios relacionados aos direitos essenciais das comunidades, seja na denúncia de violações desses direitos, seja na organização da sociedade civil para garanti-los”.

A iniciativa é uma parceria com a Repórteres Sem Fronteiras, no âmbito do Projeto de Apoio ao Jornalismo – PAJOR. Tem entre seus objetivos, estimular a produção de conteúdo jornalístico próprio a partir das periferias e apoiar financeiramente as organizações de comunicação popular.

As inscrições, de 8 de setembro a 2 de outubro, estão abertas para coletivos que produzem conteúdos a partir das vivências nos territórios periféricos urbanos e rurais do estado. Para se inscrever é necessário ler o edital e preencher o formulário digital, com informações sobre o coletivo, a pauta da reportagem, plano de trabalho e cronograma.

Os selecionados serão anunciados até 9 de outubro e terão 30 dias para finalizar as matérias. Todas elas serão publicadas no site e divulgadas nas redes sociais da Marco Zero. Os coletivos escolhidos também participarão de duas atividades extras: um webinar para debater a liberdade de expressão na construção de narrativas periféricas e uma live sobre a produção e a edição das reportagens.

EDITAL DE MICROBOLSAS DE REPORTAGEM TERRITÓRIO VIVO

A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Em um cenário de concentração e perda de credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, como vem ocorrendo no Brasil, a Marco Zero aposta na produção de reportagens e conteúdos que exponham as relações de poder, dando destaque a temas de interesse público invisibilizados pela mídia corporativa.

São nossos valores:

Promoção da pluralidade de vozes, interpretações e visões de mundo;

Defesa dos direitos humanos;

Apoio à igualdade de representação entre etnias, religiões, culturas e tradições;

Defesa da ampla liberdade de expressão.

É nessa perspectiva que lançamos, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras e no âmbito do Programa de Apoio ao Jornalismo – PAJOR, o edital de microbolsas de reportagem Território Vivo, com o intuito de promover narrativas construídas a partir das periferias urbanas e rurais de Pernambuco.

Serão ofertadas 5 microbolsas no valor de 2,5 mil reais cada uma para a produção de reportagem multimídia sobre aspectos da vida nos territórios relacionados aos direitos essenciais das comunidades, seja na denúncia de violações desses direitos, seja na organização da sociedade civil para garanti-los.

Estão aptos a participar do edital coletivos que produzem conteúdo a partir das vivências nos territórios.

Estão entre os objetivos deste edital:

Visibilizar os olhares e as experiências vividas nos territórios periféricos de Pernambuco

Estimular a produção de conteúdo jornalístico próprio a partir das periferias

Apoiar financeiramente as iniciativas de comunicação popular

Fortalecer a rede de comunicadores populares em formação

Da inscrição

As inscrições, entre 8 de setembro até 2 de outubro de 2020, devem ser feitas mediante preenchimento de formulário online específico disponibilizado no site e divulgado nas redes sociais da Marco Zero.

Os projetos inscritos devem, de acordo com os requisitos do formulário, conter todas as seguintes informações:

O nome do coletivo e um breve histórico de atuação

Os dados e informações de contato de um representante

Links para site e redes sociais do coletivo

Proposta da pauta: contexto, justificativa e possíveis fontes.

Projeto editorial multimídia.

Plano de execução (cronograma).

Qualquer dúvida sobre esse edital ou o preenchimento do formulário deve se enviada para o email: marcozero@marcozero.org com a descrição do assunto: Edital Território Vivo.

Da seleção

As propostas serão julgadas por banca formada por integrantes da Marco Zero e da Repórteres sem Fronteiras.

Serão levados em conta:

Enquadramento na temática do edital.

Relevância.

Consistência da pauta e do plano de execução.

Do resultado

Os nomes dos vencedores serão divulgados até o dia 9 de outubro de 2020 no site e nas redes sociais da Marco Zero Conteúdo. Os selecionados receberão também uma comunicação por email.

Os 2,5 mil reais serão pagos de uma só vez no início da apuração.

Da entrega

A produção do material será acompanhada por editor da Marco Zero Conteúdo para planejamento e apoio editorial ao longo do processo.

A data limite para a entrega final é 13 de novembro.

As reportagens serão publicadas no site e divulgadas nas redes sociais da Marco Zero – e eventuais parceiros, com licença Creative Commons e, portanto, liberadas para republicação livremente por outros veículos.

Atividades extras

Na segunda semana de outubro, os integrantes dos coletivos que tiveram propostas selecionadas participarão de um webinar, produzido pela Marco Zero e Repórteres Sem Fronteiras, sobre liberdade de expressão e construção de narrativas nos territórios.

Na segunda semana de novembro, será promovida uma live com 1 representante de cada coletivo sobre a experiência de cada grupo na produção das reportagens.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.