Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Truco para Geraldo: qual o local, os recursos e o prazo para construir o Hospital do Idoso?

Laércio Portela / 27/09/2016

trucoPequeno“Geraldo vai implantar o Hospital do Idoso, dando atenção especial às pessoas da terceira idade, com atendimento especializado em AVC, hipertensão, diabetes e problemas vasculares, ginásio de fisioterapia, piscina de hidroginástica e atendimento psicológico”, no programa eleitoral da TV de 26 de setembro.

Em 2012, o então candidato Geraldo Julio (PSB) se comprometeu a construir o Hospital da Mulher em Recife. A proposta constava de seu programa de governo com detalhes sobre os valores que seriam empregados para a construção do prédio, a compra de equipamentos e o custeio. O documento ainda definia metas de partos e cirurgias mensais e falava de como o hospital se agregaria à rede de saúde municipal. O hospital foi inaugurado em maio de 2016.

Agora, na última semana da campanha à reeleição, Geraldo Julio anuncia em seu programa eleitoral da TV e do rádio que, se vencer a disputa nas urnas, vai construir o Hospital do Idoso. O candidato ainda não lançou o seu plano de governo. No site oficial, a seção Plano de Governo traz um recado de que as propostas estão sendo discutidas com a sociedade e, em breve, o material será disponibilizado para o público.

OTruco Eleições 2016– projeto de checagem de informações daAgência Pública, em parceria com a Marco Zero Conteúdo em Recife – considerou que no anúncio produzido pela campanha do candidato do PSB faltam informações para que o eleitor possa julgar a viabilidade da promessa. Por isso, pedimos o Truco, um desafio público para que Geraldo Julio forneça mais detalhes sobre a proposta de construção do Hospital do Idoso.

Às 17h30 encaminhamos oito perguntas para a assessoria do candidato. Ele tem 24 horas para enviar as respostas, que serão publicadas pelo Truco Eleições 2016:

  1. Já existe um projeto arquitetônico pronto para o Hospital do Idoso?
  2. A Prefeitura já dispõe do terreno para a construção do prédio? Em qual área da cidade ele será construído?
  3. Qual o montante de investimento previsto para a construção do hospital? De onde virão os recursos?
  4. Qual o custo mensal previsto para a manutenção deste equipamento de saúde?
  5. Quando a obra será iniciada e quando deve ser entregue à população?
  6. Quantos funcionários (entre o corpo médico, enfermeiros e auxiliares) vão trabalhar na unidade? Haverá concurso público para preencher as vagas?
  7. Com quais metas a Prefeitura trabalha para o atendimento especializado de AVC, hipertensão, diabetes e problemas vasculares no Hospital do Idoso?
  8. Como será o processo de agendamento dos atendimentos? Como o Hospital do Idoso será integrado à rede de saúde municipal existente?
AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República