Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Túlio Gadelha indica ex-deputado para o Ibama em PE, mas desiste depois de reação dos servidores

Marco Zero Conteúdo / 14/07/2023
Foto da fachada da sede do IBAMA na Avenida Dezessete de Agosto. No muro, um letreiro azul IBAMA, o lado, uma faixa verde com letras brancas diz: CHEGA de nomeação política no IBAMA-PE, nomeação de servidor da carreira do meio ambiente já! Em defesa do meio ambiente. Ao fundo, casa bege ornamentada com arabescos e árvores ao lado.

por Jorge Cavalcanti*

Maior nome do partido Rede Sustentabilidade em Pernambuco, o deputado federal Túlio Gadelha tentou emplacar o ex-deputado estadual e advogado Wanderson Florêncio para a Superintendência do Ibama no Estado, mas recuou diante da mobilização de servidores de carreira do órgão. Associação dos Especialistas em Meio Ambiente do Ibama (Aema) havia divulgado carta pública se posicionando contra a “cultura de nomeações e interferências políticas”.

Túlio e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também da Rede, se reuniram na quarta-feira (12), para tratar do assunto. “Conversei com ela e, entendendo o lado dos servidores, para preservar uma boa relação, recuei. Vamos seguir conversando em busca de um nome”, anunciou o deputado, em conversa com a reportagem da Marco Zero, na manhã de sexta-feira (14). 

O parlamentar da Rede contou que havia sido procurado pelos servidores. “Conversamos e eles apresentaram um nome. Consideraram Wanderson político demais. Eu digo que, na legislatura passada, em vários momentos Wanderson foi a única voz que se levantou na Assembleia Legislativa na defesa das questões ambientais. Como, por exemplo, no caso do projeto da Escola de Sargentos, que previa a supressão de Mata Atlântica em Pernambuco”.

No dia 12 de maio, Túlio e Wanderson trocaram elogios no Instagram. “Felicidade receber o amigo. Wanderson foi deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente. Juntos, temos trabalhado em projetos sustentáveis”, escreveu o parlamentar da Rede. “Bom bate-papo com o amigo e deputado federal Túlio Gadelha. Na pauta: Meio Ambiente e a conjuntura política atual”, publicou o ex-deputado.

Post de Túlio Gadelha:

Post de Wanderson Florêncio:

Profissionais de carreira do órgão defendem a indicação da engenheira Lisânia Rocha Pedrosa. Segundo a servidora Gilvânia da Hora, em cinco unidades da Federação o cargo de superintendente foi definido com a nomeação de quadros técnicos (Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima). O Ibama é o órgão responsável por executar a Política Nacional de Meio Ambiente.

Para Gilvânia, a indicação de um servidor de carreira para a Superintendência de um órgão como o Ibama ganha ainda mais relevância pós governo Bolsonaro, período de precarização e desmonte na área ambiental. “Foi um período muito difícil para gente”, resume ela. O recuo de Túlio, no entanto, não significa endosso à indicação da engenheira Lisânia Pedrosa. “Afirmei que podem contar comigo no fortalecimento do Ibama, na garantia de recursos e na defesa pela realização de concurso.”

A reportagem da Marco Zero Conteúdo fez contato com Wanderson Florêncio por telefone, mas não obteve retorno. O político se elegeu deputado pelo PSC em 2018, depois filiou-se ao Solidariedade para disputar – sem sucesso – a reeleição e apoiar a candidatura a governadora de Marília Arraes. Na eleição municipal de 2020, o então deputado apoiou a delegada Patrícia Domingos, candidata à Prefeitura do Recife que recebeu o apoio formal do então presidente Bolsonaro. 

Antes de se eleger deputado, Wanderson exerceu dois mandatos de vereador do Recife. Hoje, é o irmão mais novo, Ebinho Florêncio quem tem gabinete na Câmara do Recife pelo Podemos, partido do senador bolsonarista Marcos do Val, do ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallangnol.

*Jornalista com 19 anos de atuação profissional e especial interesse na política e em narrativas de garantia, defesa e promoção de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.