Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Um olhar sobre ativismo digital: mídia tática

Luiz Carlos Pinto / 01/06/2015

Sobre o curso

Essa oficina se propõe a ser um guia introdutório sobre uma prática cultural com mídias que se caracteriza por dois fatores principais: ser uma real prática política interdisciplinar e poder ser realizada por qualquer sujeito, com qual qualquer formação (especialização não determina a ação). A base da oficina é alimentada pela tradição da Mídia Tática e são identificadas as raízes de seu conjunto de possibilidades nas vanguardas modernas (e os problemas decorrentes disso); na ética hacker, nas influências trazidas pelas mobilizações informacionais dos anos 1960 e 1070, no movimento Do It Yourself, e, mais recentemente, pelas organizações em rede e de ocupação urbana. Também se pretende debater formas de comunicação colaborativa e em rede, a subversão da mídia tradicional, o desenvolvimento de redes livres de compartilhamento que dão suporte a tais ações. Dadas as características das Mídia Tática, os casos apresentados e problematizados devem ser tomados mais como possibilidades do que como modelos.

Programa

Módulo 1 // Contexto
Discutir o pano de fundo formado pelo processo de reestruturação do capitalismo que vem sendo observado desde a década de 1970 e as respectivas alterações no estatuto das categorias de Valor, Capital e Trabalho. O Imaterial como fonte produção e do capital. Os dissidentes do Capital. As razões renvação dos processos de vigilância, controle, monitoramento, perda de privacidade, a ação das agência de segurança nacional, guerra ao terror e Big Data.

Módulo 2 // As dissidências do Capital I
A Ética Hacker – o que é e o que não é. Desobediência civil eletrônica – motivações, características, virtuosidade.

Módulo 3 // As dissidências do Capital II
Alternativas às tecnopolíticas de controle e vigilância. Espectro livre. Tecnologias livres – softwares de fonte aberta, softwares livres, criptografia. Mídia livre – tvs e rádios livres em rede (rizoma de rádios livres). contra-vigilância: criptografia, hacktivismo, tecnopolíticas, robótica contestacional (para pertubações de baixo nível), mídias locativas – para que pe e para que serve.

Módulo 4 // Mão na Massa
Criptografia – conceito e razões para usar. Email seguro. Sistemas operacionais robustos. Navegação segura – você vai querer uma para você.

Faça a sua inscrição

Carga horária: 12h
Quando:5, 12, 19 e 26 de agosto
Onde: Impact Hub Recife (Rua do Bom Jesus, 180 – Recife, PE)
Horários: das 19h às 22h
Valor: R$ 270,00, descontos para estudantes e jornalistas sindicalizados

Como chegar

AUTOR
Foto Luiz Carlos Pinto
Luiz Carlos Pinto

Luiz Carlos Pinto é jornalista formado em 1999, é também doutor em Sociologia pela UFPE e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisa formas abertas de aprendizado com tecnologias e se interessa por sociologia da técnica. Como tal, procura transpor para o jornalismo tais interesses, em especial para tratar de questões relacionadas a disputas urbanas, desigualdade e exclusão social.