Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Usina de Valores discute perspectivas políticas para 2019

Laércio Portela / 22/11/2018

Crédito: Inês Campelo/MZ Conteúdo

Usina de Valores, iniciativa liderada pelo Instituto Vladimir Herzog, realiza programação gratuita nos dias 23 e 24 de novembro, no Recife. Na sexta-feira, às 19h, acontece uma aula pública na Unicap com a socióloga Esther Solano, de São Paulo, e o teólogo Ronilso Pacheco, do Rio de Janeiro, sobre as perspectivas políticas para 2019. A mediação é de Ingrid de Farias, ativista e articuladora do Usina de Valores em Recife.

A ideia é refletir sobre as perspectivas de futuro para ativistas de direitos humanos e sobre a atual configuração do fascismo no Brasil. Nesta aula, Esther falará mais sobre suas pesquisas em relação ao movimento de extrema-direita no país e Ronilso trará um panorama sobre a influência e importância da religião evangélica no atual contexto político e social. 

Já no sábado, às 19h30, a Torre Malakoff recebe o Usina Cultural, com o show do grupo Bongar, discotecagem de Maria Clara Araújo e intervenção artística de Amanda Timóteo, do Slam das Minas PE.

Em atividade desde março, o Usina de Valores tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater os discursos de ódio. Presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, foram executadas dezenas de atividades formativas com a intenção de sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

Todas as ações desenvolvidas têm o intuito de fortalecer cinco valores fundamentais definidos pelo projeto: Dignidade HumanaCoexistir na DiferençaEscuta AtivaBem Viver e Engajamento Político.

A capital pernambucana foi a escolhida para celebrar o encerramento dessa primeira etapa. As atividades ocorrem como parte do Encontro Nacional do Usina de Valores, que marca o fim das atividades de 2018. Mais de 50 ativistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, que construíram o projeto nos últimos meses, se reunirão para um balanço das experiências em cada cidade. Além disso, os eventos possibilitam que o projeto se apresente mais uma vez aos recifenses.

“O Usina de Valores já realizou  outras atividades em áreas públicas de Recife e sempre temos um bom público. Faz parte do DNA do projeto oferecer arte e reflexões sobre os direitos humanos de forma gratuita e em espaços que sejam democráticos”, disse Lucas Paolo Vilalta, coordenador do projeto. “Nesse encontro, em especial, estamos felizes em promover o encontro de pessoas que estiveram conosco em diferentes estados. Será uma ótima oportunidade de intercâmbio”, reforçou.

Para mais informações sobre o Usina de Valores, acesse usinadevalores.org.br.

 

 23 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Aula pública: Estratégias de resistência para 2019
Com Esther Solano, socióloga, e Ronilso Pacheco, teólogo. A mediação será da articuladora regional do Usina de Valores, Ingrid Farias.
Horário: 19h às 21h30
Local: Unicap Recife
Endereço: R. do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife

24 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
Usina Cultural
Show do grupo Bongar
Discotecagem com Maria Clara Araújo
Slam das Minas de PE
Horário: 19h30 às 22h00
Local: Torre Malakoff
Endereço: Praça do Arsenal, s/n – Recife

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República