Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Após 38 checagens no 1º turno, o Truco volta ao ar nesta segunda-feira

Sérgio Miguel Buarque / 06/10/2016

A proposta era ousada. No dia 16 de agosto, a Marco Zero Conteúdo lançava no Recife o Truco Eleições 2016, um projeto de fact-checking – coordenado nacionalmente pela Agência Pública – com o objetivo de exigir dos candidatos a prefeito informações mais embasadas e também de estimular o público a discutir e questionar os dados divulgados pelas campanhas. Terminado o primeiro turno das eleições municipais, pode-se afirmar que a missão foi cumprida. Mas o trabalho, claro, ainda não acabou. Na próxima segunda-feira (10/10), recomeçam as checagens das declarações dadas por Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT), que disputam o segundo turno na capital pernambucana.

O projeto retorna depois de alcançar números expressivos no primeiro turno. Ao longo de 45 dias, a equipe do Truco publicou a checagem de 38 declarações dadas pelos oito postulantes à Prefeitura do Recife. Ainda foram feitos dez pedidos de Truco, um desafio público para que o candidato forneça mais detalhes sobre determinada proposta. Todo esse material está publicado no site do projeto e também no site da Marco Zero.

Assim como no jogo que dá nome ao projeto, o Truco classifica as declarações dos candidatos de acordo com cartas que vão do “Blefe”, quando a informação é totalmente falsa, até o “Zap” quando é verdadeira. Entre as duas, os candidatos ainda podem receber as cartas “Tá certo, mas peraí” e a “Não é bem assim”, além da carta desafio “Truco”. Seguindo essa escala, no primeiro turno foram distribuídas dez cartas ‘Blefe”, seis “Zaps”, oito “Tá certo, mas peraí” e outras 14 “Não é bem assim”.

No Recife, o Truco também teve a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através do projeto de extensão “Jornalismo e Cidadania”. O projeto nasceu de uma parceria entre a Marco Zero e o Departamento de Comunicação Social da UFPE e resultou em seis programas de rádio (um deles ao vivo acompanhando toda a apuração das urnas) veiculados na Universitária 99.9 FM.

Além do Recife, o Truco também verificou os discursos dos candidatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém. A coordenação geral do projeto fica a cargo de Marina Amaral, co-diretora da Agência Pública.

AUTOR
Foto Sérgio Miguel Buarque
Sérgio Miguel Buarque

Sérgio Miguel Buarque é Coordenador Executivo da Marco Zero Conteúdo. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, trabalhou no Diario de Pernambuco entre 1998 e 2014. Começou a carreira como repórter da editoria de Esportes onde, em 2002, passou a ser editor-assistente. Ocupou ainda os cargos de editor-executivo (2007 a 2014) e de editor de Política (2004 a 2007). Em 2011, concluiu o curso Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais.