Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto Adalgisas: mapa reúne todas as candidaturas de mulheres em Pernambuco

Maria Carolina Santos / 28/09/2018

O Projeto Adalgisas, da Marco Zero Conteúdo, lançou um mapa interativo com todas as candidatas nas eleições 2018 em Pernambuco. Pelo mapa, é possível encontrar o perfil e principais propostas das mulheres. Neste ano, o Estado teve 295 mulheres com candidaturas homologadas. O objetivo do projeto é difundir informações qualificadas com foco no protagonismo das mulheres e números sobre a disputa política.

Pela plataforma, a eleitora e o eleitor podem conferir estatísticas sobre cargos, partidos, idade, instrução e raça das candidatas. A ferramenta também permite fazer cruzamento dos dados, ampliando os debates e perspectivas para escolha do voto. Também estamos com um espaço com as propostas das candidatas, com área para busca. Acesse o mapa aqui:http://bit.ly/MapaAdalgisas

Em 2018, as candidatas que se declaram não brancas somam mais de 50%: 28,60% são pardas, 15,20% são negras e apenas uma se declara indígena. As candidatas brancas representam 45% e são as que têm mais tempo de estudo, segundo base de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Em Pernambuco, as mulheres entram para a disputa política mais velhas, diferente dos homens. A maior parte das candidatas, cerca de 60%, tem entre 35 e 55 anos. Mulheres com até 35 anos representam 15,8% enquanto os homens na mesma faixa são 24,69%.

O projeto vem realizando uma cobertura especial com notícias, entrevistas, reportagens e análises políticas. Entre os principais objetivos, temos monitorado a participação das mulheres na propaganda eleitoral na TV, em parceria com Observatório da Mídia/UFPE, e fiscalizado a distribuição dos recursos do Fundo Partidário entre as candidatas mulheres. Além disso, temos promovido e transmitido ao vivo debates sobre temas relativos à questão de gênero.

Parceria O mapa foi desenvolvido em parceria com a Gênero e Número, startup e organização de mídia independente que tem foco no jornalismo de dados. O Projeto Aldagisas é uma iniciativa pioneira da Marco Zero Conteúdo nasceu para contribuir com a solução de uma distorção que compromete a democracia brasileira. Em um país de maioria feminina, as mulheres ocupam uma parte ínfima dos espaços públicos de poder (apenas 10% na Câmara Federal, por exemplo). A MZ realizou um financiamento coletivo de sucesso para viabilizar o projeto Adalgisas, que captou R$ 21.420, com 147 apoiadores.

Mapa das candidatas em Pernambuco:http://bit.ly/MapaAdalgisas

Plataforma do Projeto Adalgisas:https://marcozero.org/projetoadalgisas/

AUTOR
Foto Maria Carolina Santos
Maria Carolina Santos

Jornalista pela UFPE. Fez carreira no Diario de Pernambuco, onde foi de estagiária a editora do site, com passagem pelo caderno de cultura. Contribuiu para veículos como Correio Braziliense, O Globo e Revista Continente. Ávida leitora de romances, gosta de escrever sobre tecnologia, política e cultura. Contato: carolsantos@gmail.com