Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Por Helena Dias e Raíssa Ebrahim
Sessenta dias, seis candidatos(as) ao governo de Pernambuco analisados(as), 12 temas e 32 checagens publicadas. Em 2018, o Truco nos Estados – projeto dechecagem de fatos da Agência Pública nas disputadas estaduais, feito em Pernambuco em parceria com a Marco Zero Conteúdo – verificou a veracidade e atribuiu selos ao que foi dito em sabatinas, entrevistas e redes sociais, analisando diferentes discursos e pontos de vista, com o objetivo de aprimorar o debate público durante as eleições.
O Truco integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede organizada pelo Instituto Poynter, dos Estados Unidos, que reúne os principais sites de fact-checking do mundo. Após uma auditoria independente concluída em 2017, tornou-se um dos signatários verificados do código de princípios da IFCN. Conheça a nossa metodologia.
No total, 31 jornalistas de de sete estados se dedicaram a trazer mais informações, dados e elementos sobre os mais diversos assuntos durante as eleições estaduais deste ano. Juntos, publicaram 290 checagens. O fanpage do Projeto Truco saltou de pouco mais de mil curtidas para mais de 10 mil durante o período eleitoral.
Em Pernambuco, checamos os temas desemprego (1), educação (6), gestão pública (4), mobilidade urbana (2), saúde (4), economia (1), contas públicas (3), infraestrutura (1), investimento (2), segurança pública (6), imprensa (1) e obras (1).
Realizamos intensas pesquisas em bancos de dados e consultamos diversos especialistas nessas áreas. Foram 10 selos verdadeiro, 9 falsos, 6 exagerados, 5 sem contexto, 1 subsestimado e 1 impossível de provar. Nenhum dos candidatos(as) levou o selo discutível.
9 selos: 3 falsos, 2 sem contexto, 2 verdadeiros 1 impossível de provar e 1 subestimado.
8 selos: 4 exagerados, 3 verdadeiros e 1 falso.
5 selos: 2 falsos, 1 exagerado, 1 verdadeiro e 1 sem contexto.
4 selos: 2 verdadeiros, 1 exagerado, e 1 sem contexto.
3 selos: 1 verdadeiro, 1 sem contexto e 1 falso.
3 selos: 2 falsos e 1 verdadeiro.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.