Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Postagem da Prefeitura do Recife causa irritação e é criticada nas redes sociais

Giovanna Carneiro / 04/05/2023
Frame de vídeo capturado no instagram mostra imagem congelada do rosto de jovem negra, com cabelos curtos em frente à um muro de arrimo, onde aparece a frase e a galera, menina, em vez de ficar fazendo nada. Na porção esquerda inferior da imagem, há um quadro um mulher branca de blusa azul sobre um fundo laranja, faz a tradução para Libras.

Crédito Instagram @prefeiturarecife

“E a galera, menina, em vez de ficar fazendo nada, vem simbora dar uma mãozinha pra fazer a obra”. Esta fala foi retirada de um vídeo postado na quarta-feira, 3 de maio, nas redes sociais da Prefeitura do Recife, para anunciar o Projeto Parceria. A publicação, que apresenta as diretrizes para apresentar o projeto, causou descontentamento e revolta das pessoas que interagiram na seção de comentários. A peça foi definida como “absurda” e “vergonhosa”.

A referência a “ficar sem fazer nada” foi considerada por muitos internautas ofensiva e preconceituosa, gerando questionamentos e comentários irônicos sobre a possibilidade de moradores dos bairros nobre que “não fazem nada” ajudar a reformar as calçadas. Dos 96 comentários da postagem no Instagram, a maioria são críticas ao projeto. O mesmo aconteceu na publicação do Twitter, com 119 comentários.

De acordo com a própria PCR, o projeto Parceria, que é realizado há mais de uma década, é uma iniciativa da gestão municipal para executar obras de contenção de encostas com apoio da população. O projeto prevê que moradores de áreas de morros e encostas entrem em contato com a Defesa Civil a fim de solicitar a obra de contenção. A partir disso, o órgão da prefeitura realiza a vistoria no local, elabora o projeto e capacita os moradores que serão responsáveis por realizar as obras. O poder público fornece todo o material necessário.

“Defesa Civil entra com o projeto, a gente com o material e os moradores botam pra moer com a mão-de-obra”, descreve a legenda da publicação feita pela PCR.

Confira a postagem da prefeitura:

O fato dos próprios moradores terem que realizar as obras sem receber nenhuma remuneração por isso é o que tem causado revolta no público das redes sociais. Entre os questionamentos feitos através dos comentários, os mais frequentes são em relação a falta de pagamento pelo serviço prestado, a segurança dos moradores que realizarão as obras, e os estigmas relacionados a moradores de morros e comunidades marginalizadas.

Comentários na postagem do Twitter da PCR. Crédito: Reprodução / Twitter

Comentários na postagem do Instagram da PCR. Crédito: Reprodução / Instagram

Em resposta aos comentários postados nas redes sociais, a Prefeitura do Recife afirmou que “o Programa Parceria – que existe há mais de uma década – foi premiado, no ano passado, pela ONU com o Pergaminho de Honra, que reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação. Em mais de 30 anos, apenas cinco iniciativas no Brasil foram contempladas com a distinção. O Programa beneficia milhares de famílias das áreas de risco da cidade com obras de contenção de encostas, que garantem mais segurança e qualidade de vida para os moradores”.

“Para a efetivação das obras, a Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica para as obras, enquanto a população entra com a mão de obra. Apenas nos últimos dois anos, foram entregues mais de 1700 obras pelo Programa Parceria, beneficiando cerca de 4700 famílias. Ainda assim, a Prefeitura executa grandes intervenções de contenção de encostas. Atualmente, a URB está com 44 obras de encostas em curso nos morros da cidade e 65 já foram entregues desde 2021”, concluiu a PCR.

Aos questionamentos feitos pela Marco Zero, a Prefeitura do Recife respondeu com o mesmo conteúdo veiculado como respostas aos comentários nas postagens no Instagram e Twitter.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.