Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Cadê as árvores que estavam aqui?

Prefeitura de Goiana derrubou dezenas de árvores para reformar praças e ruas

Marco Zero Conteúdo / 06/12/2024
Essa é uma fotografia de um ambiente urbano, tirada durante o dia, sob um céu parcialmente nublado. No lado esquerdo da imagem, há uma rua com ônibus estacionados e outros veículos ao fundo. No centro da foto, uma mulher caminha em uma calçada pavimentada, usando uma sombrinha verde para se proteger do sol. À direita, há uma quadra esportiva cercada por uma grade alta. O muro da quadra possui uma pintura com desenhos artísticos que incluem rostos estilizados e o nome Goiana escrito. O local parece ser um espaço público, possivelmente em uma cidade tropical, dado o clima ensolarado e as roupas leves da mulher.

Arnaldo Sete/Marco Zero

Quem conheceu a cidade de Goiana há dois anos certamente vai se surpreender ao visitá-la novamente: a arborização das praças e ruas não existe mais.

Localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a pouco mais de 60 quilômetros de distância do Recife, Goiana é conhecida como a terra dos caboclinhos e possui uma paisagem arquitetônica e urbanística muito ligada ao seu processo histórico de formação, vinculada à ocupação holandesa e aos engenhos de cana-de-açúcar.

No entanto, a paisagem da zona urbana passou por mudanças drásticas. Desde o início do último mandato do atual prefeito, Eduardo Honório (União Brasil), diversas ruas e praças foram reformadas – ou revitalizadas. Foram instalados equipamentos para exercícios físicos, construção de pistas de corrida, espaço de lazer para crianças, entre outros itens. Mas a erradicação das árvores acabou diluindo o que seria o impacto positivo das reformas.

Em publicações nas redes sociais da Secretaria de Obras de Goiana, é possível encontrar diversos comentários de pessoas que questionam o corte das árvores e a falta de sombra nas praças.

Publicação do instagram com imagem de uma praça iluminada pelo sol ao fundo, com algumas árvores ao redor, gramado bem cuidado e um caminho pavimentado. O letreiro exibe Praça Duque de Caxias, e há o logotipo da Prefeitura de Goiânia no canto superior esquerdo. Texto sobre a imagem: Durante o período noturno, além das redes sociais reconectarem pessoas, as praças reúnem segurança, bem-estar e tranquilidade. Comentários: Usuário: caioandrade481 Texto: Destruiu as árvores? O povo vai ficar no sol! Usuário: vilmarmanoelsilva Texto: Por que tiveram que derrubar as árvores? O responsável da Prefeitura não gosta de cidade arborizada não? Árvores são fundamentais para quem quer preservar o meio ambiente.

Publicação do instagram com imagem da fachada de uma praça com o nome Praça Nossa Senhora da Vitória gravado no muro. Nos comentários dizem: Usuário: josivaldo2799 Texto: só faz em Goiana, pq nos distritos nada Usuário: bellcandida Texto: uma praça que infelizmente só vai poder ser usufruída a noite, porque durante o dia não tem se quer uma sombra. #pormaisprojetoscomarvores #pormaisprojetoscomverde

Publicação do instagram com visão aérea de uma praça em construção ou reforma. Nota-se áreas de concreto, algumas árvores e espaços ainda em obras. O logotipo da Prefeitura de Goiânia aparece no canto superior esquerdo. Comentários: Usuário: paesjackson Texto: Belas pavimentações e assim cortaram árvores, outras estão secando. Não sou técnico, mas te digo: vem te adaptar às praças as árvores. Não fazer um projeto e não incluir as árvores não é técnico. E cortar árvores de áreas onde o sol não tem sombra eu juro que não entendo. Usuário: paesjackson (outro comentário): Texto: Não foram plantadas nenhuma árvore nova. Eu duvido o prefeito ou a secretaria dizer que não faça a verdade.

Publicação do instagram com imagem aérea de um espaço revitalizado, com edifícios de telhado laranja e áreas azuis. Há mesas de concreto, uma pequena praça e brinquedos infantis em um parque. Comentários: Usuário: alcemirocostadonascimento Texto: Por que a prefeitura não se preocupou em colocar árvores 🌳 nas praças que revitaliza, estou pensando que as árvores da praça da mentira da praia de Ponta da Pedras correm risco de serem derrubadas.

Crédito: Reprodução / Instagram

Árvores centenárias capazes de proporcionar sombras e um maior frescor em diversos pontos da cidade foram simplesmente cortadas. E em algumas praças onde há o replantio, as mudas utilizadas devem levar pelo menos cinco anos para proporcionar sombras. Com isso, os equipamentos públicos revitalizados pela prefeitura só são usufruídos pela população no período em que não há uma forte incidência do sol e do calor.

Numa manhã ensolarada de dezembro, quando os termômetros indicavam um calor de 31ºC, a Marco Zero foi até Goiana para ver de perto a mudança na paisagem e sentir o calor que a falta de árvores proporciona. O que a reportagem encontrou foram poucas ou nenhuma pessoa nos espaços públicos revitalizados e pouca ou nenhuma sombra que pudesse proporcionar o acolhimento das pessoas no local durante a manhã e à tarde. Expostos ao sol, os bancos stavam extremamente quentes, impossibilitando que os moradores pudessem se sentar.

Na avenida Desembargador Edmundo Jordão, o canteiro central de árvores foi eliminado em toda sua extensão. Todas as árvores do canteiro foram derrubadas pela prefeitura.

Esta é uma fotografia aérea de uma área urbana, mostrando uma avenida que segue em linha reta no centro da imagem, dividida por um canteiro central estreito. Em ambos os lados da avenida, há casas e construções de tamanhos variados, a maioria com telhados de telhas de barro, característicos de áreas residenciais simples. Algumas casas possuem placas solares no telhado.

Canteiro central da av. Desembargador Edmundo Jordão sem arborização

Crédito: Arnaldo Sete/Marco Zero

Antes e depois

  • Praça Alcides Rodrigues de Sena, próxima a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Praça Duque de Caxias
  • Praça da Soledade
  • Rua da Conceição
<+>

A Marco Zero tentou contato com a prefeitura de Goiana por três maneiras. Pelo número de whatsapp informado no site da prefeitura, por meio de mensagem direta no Instagram oficial e, finalmente, usando o contato de whatspp privado da secretaria de Obras, Isabella Soares. Mesmo assim, até o fechamento da matéria não houve retorno. Questionamos o órgão sobre a erradicação das árvores centenárias para dar lugar a mudas jovens que levarão anos para crescer e por qual razão o projeto urbanístico executado na cidade não considerou a manutenção das árvores tendo em vista os benefícios socioambientais que elas proporcionam para a população.

Goiana terá nova eleição para prefeito

Eduardo Honório foi reeleito prefeito com 78% dos votos, mas não irá permanecer no cargo. Nessa quinta-feira, 5 de dezembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a decisão do TRE-PE que considerou Honório inelegível. Ele era vice-prefeito de Osvaldo Rabelo Filho, eleito em 2016 e afastado por motivos de saúde. Rabelo acabou morrendo e Honório foi reeleito em 2020. Por isso, não poderia concorrer novamente, afinal a lei impede um terceiro mandato executivo.

Agora, os 17 vereadores eleitos escolherão o presidente da Câmara Municipal, que assumirá a prefeitura interinamente com a tarefa de convocar novas eleições em, no máximo, 90 dias.

Honório, no entanto, segundo o jornalista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles, teria levado em conta a possível inelegibilidade em seu cálculo político-eleitoral. Ele não esconde de ninguém que pretende fazer de Paula Brito, sua apadrinhada política, eleita a terceira vereadora mais votada, a presidente da Câmara, que poderá se candidatar à prefeitura na eleição extraordinária de 2025. Assim, ele continuaria controlando a gestão municipal, caso ela vença o pleito.

Texto corrigido em 7 de dezembro de 2012, às 7h08min

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.