Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
A organização Rede CT – Capacitação e Transformação selecionou 352 instituições, que desenvolvem projetos esportivo nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que receberão capacitação gratuita destinada a organizações da sociedade civil. O objetivo é estimular a descentralização do acesso à lei federal de Incentivo ao Esporte.
Ao todo, se inscreveram 765 entidades. As instituições aprovadas atendem a mais de 300 mil pessoas nos projetos executados em 257 municípios das três regiões. A região Nordeste liderou o número de inscrições, com 352 instituições que se submeteram ao processo, representando 43% das candidaturas. Destas, 151 foram escolhidas para participar do processo de formação.
1. Nordeste: 151 organizações selecionadas (43% do total);
2. Norte: 106 organizações selecionadas (30% do total);
3. Centro-Oeste: 95 organizações selecionadas (27% do total);
O perfil das organizações inscritas evidencia a abrangência e a inclusão promovidas pela Rede CT. A maior parte das iniciativas é voltada para crianças e adolescentes, seguida por projetos voltados a jovens, mulheres e idosos. A promoção da diversidade também se faz presente com instituições que atendem pessoas com deficiência, população negra e o público LGBTQIAPN+.
De acordo com a Rede CT, as práticas esportivas desenvolvidas pelas organizações inscritas refletem a diversidade de modalidades nos territórios. O futebol lidera entre as atividades oferecidas, seguido por futsal, capoeira, multiesportivo, voleibol, jiu-jitsu e atletismo. Judô, karatê e basquete também estão entre as práticas mais recorrentes. Essas ações vão além da iniciação esportiva, promovendo formação cidadã para diferentes faixas etárias e públicos em situação de vulnerabilidade.
O Projeto CT – Capacitação e Transformação é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio fundamental de empresas comprometidas com o impacto social. Em 2025, o projeto segue com o Itaú como Patrocinador Master, reforçando uma parceria estratégica que não apenas garante recursos para a iniciativa, mas também possibilita que organizações da sociedade civil participem do edital do banco, ampliando ainda mais o alcance da ação. O projeto também contou com a B3 – a bolsa de valores brasileira, como nova patrocinadora, integrando esse movimento em prol do esporte como ferramenta de cidadania.
A intenção é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de organizações sociais.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.