Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Autor de uma pesquisa visual que consumiu mais de três anos de trabalho e cujo objetivo foi esmiuçar as contradições das classes média e alta brasileiras, o jornalista, fotógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Afonso Júnior lança o livro Suíte Master e Quarto de Empregada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 28 de abril, durante seminário em homenagem ao legado de Luíza Batista, que foi militante histórica pelos direitos das trabalhadoras domésticas. A programação do seminário inclui ainda um debate aberto ao público.
José Afonso explica que a ideia do projeto surgiu a partir da regularização da PEC das Domésticas, em 2015, legislação que assegurou e ampliou os direitos trabalhistas dessa categoria profissional. “Dez anos após o começo da vigência da lei, o livro surge como um ponto de reflexão: o que mudou? O que permanece?”, questiona o autor.
As fotografias produzidas entre 2017 e 2020, como o título do livro sugere, registram os ambientes de casas e apartamentos da Região Metropolitana do Recife, indo da classe média baixa até a mais abastada e não se limitou a registrar apenas imagens, mas diálogos, acordos (inclusive os velados) e situações diversas. Os textos do livro, são da escritora e professora Fabiana Moraes, e de Mirtes Renata de Souza, mãe do menino Miguel Octávio, morto por negligência da patroa, Sari Corte Real.
O fotógrafo observa que os desníveis na arquitetura doméstica desnudam as desigualdades e o racismo enraizado e, por vezes, oculto na realidade brasileira. “Os quartos e suítes, bem como os objetos e a cidade, mostram o tempo todo, como é naturalizada a segregação racial e pode ser percebida nos projetos de casas e edifícios”, pontua.
O formato livro foi pensado como uma caixa que, ao ser aberta, tem dois cadernos. De um lado, as fotos das suítes master e do outro, os quartos de empregada. De frente, uma para a outra, as fotografias desses dois ambientes podem e devem ser combinadas, comparadas e confrontadas.
Ao retratar essa realidade, José Afonso reconhece que o tema reverbera com a obra do sociólogo Gilberto Freyre, o clássico Casa Grande & Senzala. Mas pondera que, no entendimento do tempo atual e a disposição dos espaços como um prolongamento de relações coloniais e escravocratas, ele teve a cautela ao elaborar as imagens para não repetir o tom gilbertiano da “democracia racial”.
Lançamento do livro Suíte Master e Quarto de Empregada, com fotos de José Afonso Júnior, e textos de Fabiana Moraes e Mirtes Renata de Souza.
Seminário em homenagem ao legado de Luiza Batista e a situação das trabalhadoras domésticas em Pernambuco, 28 de abril de 2024, às 15h, no auditório Ênio Guerra (Alepe).
O trabalho do fotógrafo está disponível no site da pesquisa: https://suitemasterquartoempregada.com/
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.