Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Amarelinhos” são flagrados estimulando motoristas a cometerem infrações de trânsito no Recife

Giovanna Carneiro / 26/02/2024
Agente de trânsito, vestido com jaleco e boné amarelo e calça azul escura, faz sinal para motorista de carro preto parado sobre uma faixa de pedestre.O semáforo para os veículos está verde, indicando que os carros podem passar. Além disso, há uma placa de trânsito que indica o limite de velocidade de 60 km/h. Ao fundo, outros carros estão visíveis na rua, e há árvores e postes de iluminação.

Crédito: reprodução de vídeo

O artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a faixa de pedestre garante a prioridade de passagem para o pedestre atravessar ruas e avenidas, por isso, carros, ônibus, motos, caminhões e bicicletas não podem ocupar a zona delimitada.Porém, em um dos cruzamentos mais movimentados da avenida Governador Agamenon Magalhães, uma das mais importantes do Recife, é possível encontrar motoristas que infringem as leis de trânsito com o consentimento e orientação dos agentes conhecidos como “amarelinhos”.

A infração é considerada leve e pode custar três pontos na carteira de habilitação, além de multa.

Vídeos enviados à Marco Zero registram momentos em que os agentes de trânsito da Prefeitura do Recife pedem para que os motoristas avancem sobre a faixa de pedestre no cruzamento da avenida com a rua General Joaquim Inácio, próximo ao Hospital Português, no bairro Paissandu. As gravações foram realizadas em dias e horários diferentes – 15 de dezembro de 2023, às 17h14; 18 de janeiro de 2024, às 17h52; e 16 de fevereiro de 2024, às 16h45 – e a constância do ocorrido demonstra que há um padrão e que a prática é comum, sobretudo nos horários de pico no trânsito na cidade. Nos registros é possível observar que os pedestres precisam dividir espaço com os veículos e alguns são obrigados a atravessar fora da faixa. 

De acordo com as informações do site da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os “amarelinhos” fazem parte do Programa de Educação para o Transporte da cidade e “auxiliam a população no que diz respeito à segurança viária”. Ainda de acordo com o órgão municipal, o programa tem o objetivo de “conscientizar a população para o respeito na mobilidade urbana, de forma que os veículos maiores protejam os menores e todos juntos protejam os pedestres”.Porém, o que é possível testemunhar nos vídeos é o oposto da missão dos agentes.

Procuramos a CTTU para questionar a atitude tomada pelos “amarelinhos” e, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão, esta não é uma prática comum nem incentivada, no entanto é possível que os agentes de trânsito tenham solicitado que os veículos avançassem na faixa de pedestre para garantir uma melhor circulação da malha viária no horário de pico, e ainda há a possibilidade de que um acidente tenha causado um transtorno no fluxo, por isso teria sido necessário solicitar tal atitude dos motoristas.

Enviamos ao órgão municipal de trânsito os dias e horários em que os vídeos foram gravados para que pudessem conferir se há registros de ocorridos que possam justificar a infração induzida pelos agentes de trânsito e também solicitamos esclarecimentos sobre os termos de contratação dos amarelinhos, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

A servidora pública que gravou os vídeos – e pediu para não ser identificada, pois costuma passar pelo local todos os dias para ir ao trabalho – nas três ocasiões em que fez as filmagens, não houve acidentes nem havia veículos de emergência como ambulâncias ou caminhão de bombeiros pedindo passagens.

A última lista de nomeação dos agentes de trânsito divulgada no site da CTTU é de 2020, com 627 profissionais credenciados na função.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.