Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Aqui fomos felizes”: filme retrata famílias afetadas pela Braskem em Maceió

Jeniffer Oliveira / 14/12/2023
Aqui fomos felizes

Crédito: Aqui fomos felizes/Divulgação

Em meio ao colapso iminente e à repercussão das consequências físicas, técnicas e econômicas geradas pela mineração predatória promovida pela Braskem ao longo de 47 anos no subsolo de Maceió, o filme “Aqui Fomos Felizes” vai ser lançado nesta sexta-feira (15), às 20h, no estacionamento da Escola Técnica de Artes da Ufal, na Praça Sinimbu. A exibição será aberta ao público de maneira geral e irrestrita.

Partindo da história de oito pessoas em referência às 60 mil pessoas afetadas pelo crime da Braskem, o documentário explora os desdobramentos catastróficos da ação da empresa sobre as relações sociais e afetivas dos bairros atingidos da cidade de Maceió. Abordando a expulsão dos seus territórios, onde nasceram e viviam, à conivência do poder público com os desmandos da empresa e os desafios que passaram a enfrentar.

A equipe convida, especialmente, os movimentos sociais de vítimas, mídia, profissionais do direito, estudantes, realizadores culturais e todos aquele que como moradores de Maceió se sentem, de alguma forma afetados no seu direito à cidade.

O documentário, realizado pela Eixo Audiovisual e pela Pernambuco Filmes e produzido pela UNIMA, tem direção de Marlom Meirelles, argumento de Emerson do Nascimento, roteiro e produção de Cynthia de Jesus, Emerson do Nascimento e Helisabety Barros e consultoria de Jesana Batista.

cartaz Aqui fomos felizes

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.