Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Autorização judicial aumenta procura por óleo de cannabis

Marco Zero Conteúdo / 12/04/2023
Imagem em primeiro plano de uma folha de maconha, em tom verde escuro, com outras plantas desfocadas em segundo plano.

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Após a decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, publicada no dia 2 de março, que autorizou a Associação Aliança Medicinal – ou Aliança Canábica –  a realizar o cultivo, manipulação, preparo, armazenamento e transporte da Cannabis sativa para fins medicinais, a busca pelo óleo medicinal cresceu de forma expressiva na organização. 

A procura aumentou tanto que a associação – localizada no bairro Vila Popular, em Olinda -, que já beneficia 1.400 associados, precisou ampliar a equipe de atendimento e criar novos canais de comunicação para atender os novos pacientes e médicos interessados em prescrever o medicamento.

A decisão liminar do TRF5 destacou a Lei nº 11.343/2006, que proíbe o plantio, cultivo, colheita e exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, mas frisou as ressalvas para situações em que tais atividades sejam realizadas com fins medicinais e científicos, como é o caso da Aliança Canábica. Com isso, todos os procedimentos de manipulação da Cannabis devem ser realizados na sede da instituição e destinados apenas ao tratamento de seus associados, conforme prescrição médica.

“Como a decisão teve uma repercussão muito grande, até a nível nacional, muita gente que não sabia do nosso trabalho, e precisa do medicamento, começou a nos procurar. É um sinal claro de que temos uma demanda reprimida. Tivemos que nos organizar para atender as pessoas e tirar todas as dúvidas, de forma rápida e simples”, explicou o engenheiro agrônomo Ricardo Hazin, diretor-executivo da Aliança. 

Pacientes e médicos podem entrar em contato com a Aliança Canábica através dos canais de comunicação disponíveis no site da associação. Pela central de WhatsApp, qualquer pessoa pode tirar dúvidas sobre os procedimentos para ter acesso ao óleo medicinal.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.