Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 100 negócios para participar do programa gratuito de apoio a empreendedores e startups comprometidos com causas socioambientais, o BNDES Garagem. A seleção deste ano priorizou empreendimentos que se destacaram pelo uso de Inteligência Artificial (IA). Entre as startups selecionadas, 51% atuam nas temáticas de economia verde e descarbonização; 47% contam com representantes pretos ou pardos e 42% estão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Durante o programa, os selecionados receberão apoio individual de especialistas, terão acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios, conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto, serviços gratuitos e subsidiados. A expectativa é que, até 2028, 400 negócios de impacto sejam apoiados pelo BNDES Garagem em quatro ciclos de aceleração.
“Economia Verde e Descarbonização” foi a categoria com mais selecionados, com 51 negócios aprovados. Na sequência, vêm “Saúde” (17), “Economia da Periferia” (13) e “Educação” (12). Além disso, em linha com as políticas públicas de apoio e incentivo à inteligência artificial (IA), o BNDES Garagem priorizou startups que utilizam a ferramenta de forma relevante em seus negócios. Mais de 1.840 projetos se inscreveram para participar do programa.
A aceleração e execução estratégica do programa são do Quintessa, aceleradora com 15 anos de experiência na estruturação e crescimento de empreendimentos de impacto.
“A diversidade das startups selecionadas, com representantes de diversas regiões e com lideranças femininas e negras, reflete um ecossistema de inovação inclusivo e com alto potencial de transformação. O programa contribui não só para o fortalecimento do empreendedorismo de impacto, mas também para uma economia mais verde, justa e sustentável no Brasil”, destacou a sócia do Quintessa, Anna de Souza Aranha.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.