Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
No próximo dia 14 de agosto, às 14h, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC) promove o seminário “Os 19 anos da Lei Maria da Penha – Salvando a Vida das Mulheres”, no auditório da instituição, no Cabo de Santo Agostinho. A ONG feminista e antirracista, primeira a acionar a Lei Maria da Penha no Brasil, celebra quase duas décadas de avanços na proteção das mulheres contra a violência doméstica e o feminicídio.
Para Izabel Santos, coordenadora geral do CMC, a Lei Maria da Penha é fruto de décadas de mobilização social. “Não é por acaso que a Lei Maria da Penha é a terceira melhor em todo mundo, ela não surgiu do nada, é resultado de um longo movimento de mulheres e ativistas que, por décadas, reivindicaram a proteção e o combate à violência, que propõe um amplo sistema de proteção integral para a mulher”, afirmou. Para Izabel, a norma representa um divisor de águas na responsabilização dos agressores e na construção de um sistema de proteção integral.
Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam a urgência do debate: 21,4 milhões de mulheres com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência no último ano
Durante o evento, será relançada a campanha “Rompa o Silêncio, você não está sozinha!”, criada por estudantes do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Unibra. A iniciativa inclui peças para TV, rádio, redes sociais e materiais gráficos, com o objetivo de ampliar a conscientização e incentivar denúncias.
O seminário contará com a presença de representantes da Rede de Proteção às Mulheres do Cabo, do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM), além de lideranças engajadas na causa. Um dos momentos mais simbólicos será a participação de Cileide Silva, a primeira mulher beneficiada pela Lei Maria da Penha no Brasil, cuja história marca o início de uma nova era na luta pelos direitos das mulheres.
Crédito: Reprodução/CMC
Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo (UNIAESO), mestranda pelo Programa de Pós-graduação e Inovação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Agreste. Contato: jeniffer@marcozero.org.