Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Codeputada da Juntas pede proteção policial após se sentir ameaçada por deputado bolsonarista

Giovanna Carneiro / 03/06/2022
Crédito: Reprodução / Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco

“A arma não ‘tá’ aqui para ‘tá’ guardada não, viu? A arma está aqui na minha cintura para ser usada. Quem tentar violar a minha integridade física, a integridade da minha família ou tentar invadir a minha residência, a senhora entendeu? Porque arma foi feita para isso, arma não foi feita para ser guardada não, arma foi feita para a pessoa se defender. E a arma não mata, quem mata ‘é’ as pessoas”. Essas foram as palavras que o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) direcionou à codeputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL), na sessão virtual da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no dia 31 de maio. 

No plenário, os parlamentares discutiam a tragédia causada pelas chuvas em Pernambuco – que causou 128 mortes e deixou mais de 9 mil pessoas desabrigadas. Quando o debate chegou ao tema das medidas tomadas pelos governos estadual e federal para mitigar os estragos, o deputado bolsonarista fez a intervenção que Jô percebeu como uma ameaça de morte. 

“O deputado se incomodou porque ele defende o atual presidente. Ele quis discutir com a gente dizendo que nossas informações estavam erradas, que o presidente enviou dinheiro para Pernambuco e a gente sabe que o atual presidente, que defende o ódio e é contra a população negra, indígena e LGBTQIA+, cortou os investimentos em moradia. Então, nesse debate o deputado se exaltou por conta de algumas falas minhas, inclusive quando afirmei que ele faz parte desse governo que hoje está sendo inerte com a questão das chuvas”, contou a codeputada. 

Ainda de acordo com Jô Cavalcanti, essa não teria sido a primeira vez que Alberto Feitosa ameaçou o mandato das Juntas. “Já tiveram vários fatos, como quando Robeyoncé foi retirada da Comissão de Constituição e Justiça por influência dele. Ou quando ele proferiu algumas falas preconceituosas contra o nosso mandato”, afirmou. 

Em seu perfil oficial no Instagram, Alberto Feitosa fez diversas publicações afirmando que é fake news a informação de que ele teria ameaçado a parlamentar do PSOL. No dia 2 de junho, o deputado pernambucano publicou o print de uma postagem feita pelo pré-candidato a deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), em que ele defendia Jô Cavalcanti, com a seguinte legenda:

“Percebam que o próprio público de Boulos o contradiz e confirma a verdade: NÃO HOUVE AMEAÇA ALGUMA! Fake News é a tentativa de construir falsas verdades. E isso é o que está sendo feito com a disseminação dessas informações encabeçadas pelo Mandato Coletiva Juntas! Já disponibilizei o vídeo completo do meu pronunciamento no meu canal do YouTube para qualquer pessoa assistir e conferir que não há qualquer ameaça de minha parte à deputada. Seguir o caminho das Fakes News fala muito sobre os princípios dos políticos nesse momento eleitoral”. 

Procuramos o vídeo citado pelo deputado em seu canal do YouTube, mas não encontramos.

Juntas querem proteção e punição

Na manhã desta sexta-feira, 3 de junho, integrantes das Juntas se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), para discutir quais medidas serão adotadas a fim de garantir a segurança não apenas de Jô Cavalcanti, mas de todas as parlamentares do mandato coletivo do PSOL. Já que, após o ocorrido do dia 31 de maio, as redes sociais das deputadas têm sido alvo de xingamentos constantes de apoiadores da base bolsonarista. 

“A violência de gênero é muito forte. Nós (codeputadas) estamos sendo violentadas desde o dia em que chegamos na Assembleia Legislativa, principalmente nas ações que o próprio deputado Alberto Feitosa tem feito contra o nosso mandato”, declarou Jô Cavalcanti.

Além das medidas de proteção, o mandato das Juntas deve acionar a Comissão de Ética da Alepe para protocolar o pedido de cassação do deputado bolsonarista e também pretende entrar com um processo no Ministério Público contra Alberto Feitosa.

Advogado Pedro Lavor e as Juntas codeputadas, integrantes das Juntas, reunidos com Eriberto Medeiros. Crédito: Paloma Luna

Para Jô Cavalcanti, todas essas medidas são essenciais para que a violência contra parlamentares mulheres, sobretudo mulheres negras, não fique impune: “o debate de violência de gênero tem que chegar a todas as casas legislativas e para a população como um todo, porque o meu caso não é um caso isolado. A gente tem um fato concreto e emblemático, que é o assassinato Marielle que até hoje a gente não tem respostas sobre quem mandou matá-la, e outros casos como o de Talíria e outros companheiros do PSOL”.

No dia 14 de março, o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, completou 4 anos. Até hoje a polícia não identificou quem foi o mandante do crime. Já a deputada federal Talíria Petrone (PSOL), chegou a fazer denúncias a Organização das Nações Unidas (ONU) após receber diversas ameaças de morte. A deputada estadual pernambucana luta para não enfrentar situações tão graves quanto as sofridas por suas colegas de partido e acredita que “ameaças veladas”, como ela caracteriza a atitude tomada por Alberto Feitosa, podem ser o ponto de partida para violências maiores. 

“Com isso que vem acontecendo eu fico com um sentimento de medo mesmo, porque a gente sabe que ações desse tipo, em um momento político como esse que a gente está vivendo, é algo corriqueiro e nós precisamos ter medidas mais efetivas contra esse tipo de postura, porque o espaço legislativo deve ser um espaço democrático, mas muitas vezes ele está sendo usado para situações ameaçadoras contra nós parlamentares”, afirmou Jô Cavalcanti.

Seja mais que um leitor da Marco Zero…

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.