Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Depois do fogo, dia de fazer o rescaldo e de recomeçar a vida nas palafitas do Pina

Inácio França / 07/05/2022

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Logo que amanheceu o dia neste sábado, 7 de maio, dezenas de moradores das palafitas ao lado da ponte do Pina voltaram ao local destruído pelo fogo na véspera. Na esperança de encontrar documentos ou algum objeto que pudesse ser útil, homens, mulheres, idosos e muitas crianças espalharam-se por onde, até pouco antes, os bombeiros faziam o rescaldo, procurando corpos de eventuais vítimas e apagando os focos remanescentes de incêndio.

Os uniformes amarelos dos garis das equipes de limpeza urbana da Prefeitura do Recife (PCR) e as camisetas coloridas das crianças se destacavam na desolação enegrecida da madeira carbonizada que restou das palafitas. Enquanto isso, os técnicos e assistentes sociais das equipes da Defesa Civil iniciavam os procedimentos para a emissão de documentação e auxílio no transporte para a casa de parentes.

A prefeitura informou que o cadastro dos atingidos – extraoficialmente os números mencionados tratavam de pelo menos 200 pessoas de 50 famílias – foi realizado ainda na noite de sexta-feira e madrugada de sábado. De acordo com a assessoria da PCR, a gestão municipal garantiu “refeição para os moradores, fez o cadastro das famílias cujos imóveis foram atingidos e anunciou o pagamento de uma indenização por pecúnia no valor de R$ 1.500”.

No meio da manhã, começaram a chegar as primeiras cestas de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal arrecadados por movimentos sociais como Mãos Solidárias (campanha articulada durante a pandemia e que conta com o protagonismo do MST, MTST e Arquidiocese de Olinda e Recife, entre outras), Livroteca Brincante do Pina e Coletivo Pão e Tinta.

Menina observa as cinzas da casa onde de sua família. Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

As imagens desta reportagem foram produzidas com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

Seja mais que um leitor da Marco Zero…

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.