Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Diaconia lança campanha contra divisão sexual do trabalho

Marco Zero Conteúdo / 26/03/2024
A imagem apresenta um design gráfico com texto e a silhueta de uma mulher. O fundo é roxo, com texto em branco e rosa. À direita, há a silhueta escura de uma pessoa. O texto principal, em letras grandes, diz: “EI! ESTAMOS AQUI * SOMOS MULHERES DE COR/IGEM”. Na parte inferior, há mais texto que declara: “VAMOS JUNTAS PELO FIM DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO!”. Os logotipos da Diaconia e Brot estão posicionados na parte inferior da imagem.

Crédito: Reprodução/Instagram

Para denunciar a divisão desigual entre o trabalho produtivo e reprodutivo das mulheres e enfrentar o conservadorismo que reforça estereótipos de gênero, a Diaconia lançou a 12ª edição da Campanha Somos Mulheres de Coragem, que apresenta como lema “Ei, estamos aqui! Pelo fim da divisão sexual do trabalho”. A iniciativa da organização foi idealizada para contrapor as narrativas patriarcais e estimular uma formação social inclusiva e mais justa para as mulheres.

“As mulheres ainda são as que dedicam mais horas de trabalho diário para cumprir com tarefas domésticas, seja para o cuidado da casa, das pessoas, dos/as filhos/as, é algo que ainda está posto pela sociedade como responsabilidade das mulheres. Discutir isso é importante para que nós, mulheres, possamos identificar as violências e romper com esse ciclo”, afirmou a coordenadora dos projetos da Diaconia, Kezzia Cristina.

Neste ano, a campanha busca desmascarar a invisibilidade do trabalho árduo das mulheres no ambiente doméstico e mobilizar mulheres cristãs para levantar as vozes pelo fim das violências, ocupando diversos espaços.

A campanha contou com a produção de um livreto que traz informações sobre questões religiosas e de serviços domésticos que podem impactar no cotidiano das mulheres e em suas jornadas de trabalho. O material está disponível gratuitamente no site da organização.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.