Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Dona Santú, 83 anos, não vê a hora de votar em Lula, “nem que seja na China”

Marco Zero Conteúdo / 30/09/2022
Imagem de uma sala de casa com vários móveis e ao cabnto esquerdo, em uma cadeira de balanço, uma senhora olha para câmera, ela está usando um vestido azul claro.

Crédito: Géssica Amorim/Coletivo Acauã

por Géssica Amorim, do Coletivo Acauã

O voto é facultativo para brasileiros com mais de 70 anos. No entanto, mesmo sem a obrigação de votar, muitos idosos não abrem mão de escolher e eleger os seus candidatos. Para as eleições do próximo domingo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, 14,8 milhões de idosos estão aptos a ir às urnas. O número representa 9,5% do total dos mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar em 2022.

Em Pernambuco, segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, com mais de 7 milhões de eleitoras e eleitores, o número de idosos acima dos 70 anos votantes é de quase 630 mil. A aposentada Maria Alves de Sá, de 83, conhecida como Dona Santú, faz parte desse grupo. Ela é moradora de Sítio dos Nunes, distrito do município de Flores, no Sertão do Pajeú.

Mesmo com a idade elevada e problemas de saúde que dificultam a sua locomoção, Dona Santú faz questão de ir votar. E o que lhe motiva, este ano, é a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com empolgação e orgulho, dona Santú afirma que é capaz de ir à China, para votar no candidato. “Com Lula, eu voto até na China, se for preciso. Nunca andei de avião, minha filha, mas eu ia”, garante.

Ao ser perguntada sobre de onde vem a admiração pelo candidato, Dona Santú responde prontamente: “Ele foi muito bom. Você devia ser pequena, quando ele ganhou pela primeira vez, não vai lembrar, mas tudo mudou aí. Foi bom para muitos pobres. A gente pôde comprar comida, quem não tinha onde morar recebeu casa, teve o Bolsa Família também. Depois, ele ganhou de novo e continuou. Ajeitou tudo direitinho ”.

Dona Santú vota desde 1958. De lá para cá, ela só deixou de comparecer às urnas duas vezes, por conta de problemas de saúde. Nas eleições deste ano, mesmo com a mobilidade parcialmente comprometida por lesões nas pernas, causadas por uma dermatose chamada Eczema (inflamação que provoca na pele manchas vermelhas, bolhas e coceiras), a aposentada faz questão de exercer a cidadania votando.

No domingo, Dona Santú irá até o local de votação de carro, acompanhada por um de seus netos. Para os idosos que ultrapassaram os 70 anos, têm condições de votar, mas estão em dúvida, ela manda um recado: “vamos fazer uma forcinha e botar Lula pra frente! Porque, sem Lula, com aquele homem [Jair Bolsonaro], ninguém vai pra frente, não”.

***

Crédito: Coletivo Acauã

O Coletivo Acauã é umcoletivo de jornalismo independente com base no sertão e no agreste de Pernambuco cujo propósito é trabalhar e fortalecer o jornalismo local, preenchendo lacunas noticiosas em municípios considerados desertos ou quase desertos de notícias, com pouca ou nenhuma cobertura de imprensa local.

O Acauã será parceiro da Marco Zero na cobertura das eleições deste domingo no interior de Pernambuco.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.