Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Em pleno domingo, PM de Sergipe desocupa com violência imóvel da família da primeira-dama de Aracaju

Marco Zero Conteúdo / 23/05/2021

com informações de Paulo Victor Melo*

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, 23 de maio, a tranquilidade do final de semana das aproximadamente 70 pessoas da Ocupação João Mulungu, na avenida Ivo do Prado, centro de Aracaju, foi destruída por bombas de efeito moral e uma retroescavadeira. O trator derrubou o muro do prédio e permitiu a entrada de dezenas de policiais do Batalhão de Choque da PM sergipana.

A operação de reintegração de posse executada pela PM destruiu até mesmo uma biblioteca comunitária, construída pelos moradores e moradoras da João Mulungu. Livros infantis, revistas, jornais, CDs e carteiras escolares, que evidenciam a preocupação daquelas famílias com a educação, foram arremessados no terreno do prédio ou na calçada avenida.

Além da desocupação violenta, sete integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram algemados, detidos pela Polícia Militar e estão sendo acusados de diversos crimes.

Desde outubro do ano passado, quando ocuparam o prédio, as famílias da ocupação e o MLB deram início às tentativas de negociação com a prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe sobre o direito à moradia e a possibilidade de garantir uma nova função ao prédio abandonado e com mais de R$ 12 milhões de dívidas junto ao poder público. O fato do edifício pertencer à construtora Cosil, de propriedade da família de Danusa Silva, esposa do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), tornou o diálogo mais tenso. O nome original do imóvel, inclusive, é Edifício Danusa.

Acordo violado

Há duas semanas, a situação parecia estar se encaminhando para um desfecho favorável às famílias da ocupação, pois o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale (PSD), fez um acordo com o MLB e prometeu que iria lutar em favor da desapropriação do prédio. Antes disso, a construtora Cosil e a prefeitura conseguiram na Justiça a reintegração de posse e, atropelando os esforços do vereador, conseguiram junto ao Governo de Sergipe que a operação acontecesse num domingo em plena pandemia.

Eleito pela quarta vez numa ampla coligação de partidos à esquerda e à direita no espectro político (PCdoB / PSD / PDT / MDB /PV / PP / PSC / Solidariedade / Republicanos), Edvaldo Nogueira tem no governador Belivaldo Chagas (PSD), o seu mais importante aliado político. A desocupação violenta, no entanto, provocou mal estar não apenas com o presidente da Câmara Municipal.

A vice-governadora Eliane Aquino (PT), reagiu publicamente: “Foi com extrema surpresa e indignação que recebi a notícia do despejo das famílias da ocupação João Mulungu, no Centro de Aracaju, na manhã deste domingo. Num momento tão grave de pandemia, uma ação dessas não deveria ocorrer, muito menos da maneira como ocorreu”.

*Jornalista, professor universitário e integrante do conselho diretor do Coletivo Intervozes

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.