Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Festival 3i de jornalismo e empreendedorismo acontece neste fim de semana no Rio de Janeiro

Marco Zero Conteúdo / 04/05/2023
imagem promocional do Festival 3i: retângulo laranja com letras pretas onde há a logomarca do 3i, a inscrição Festival de Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. No canto superior esquerdo há a informação data e local O5 a 07 maio 2023 RJ, junto das palavras Debates workshops cases e marca da Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Crédito: Divulgação/Ajor

Um dos maiores eventos de jornalismo e empreendedorismo da América Latina, o Festival 3i – Festival Inovador, Inspirador e Independente acontece entre sexta-feira (5) e domingo (7) no Rio de Janeiro. Seis anos depois de sua primeira edição nacional, em 2023 o 3i volta à capital carioca para um encontro presencial na Casa da Glória, casarão histórico localizado na região central da cidade. Com um formato novo, que combina as tradicionais mesas de debates com workshops e cases de sucesso, o evento marca o retorno para o formato original do festival e também celebra os dois anos de fundação da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), sua atual realizadora.

Com duração de três dias e muito networking, o Festival 3i 2023 reunirá respeitados profissionais para discutir inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e a potência do jornalismo digital brasileiro e latino-americano. Em pauta, a sustentabilidade do ecossistema de mídia e os melhores caminhos em busca do fomento ao jornalismo cada vez mais inovador, inspirador e independente.

As inscrições para participar presencialmente são pagas e podem ser feitas através deste link. O encontro também contará com transmissão gratuita no Youtube do 3i.

O evento contará ainda, como perspectivas para o novo jornalismo, com alguns princípios norteadores, como: o uso de dados e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para melhor execução do trabalho jornalístico, a preocupação com o bem-estar e a segurança de profissionais, a flexibilidade e experimentação, além da adaptação às novas plataformas de distribuição, o desenvolvimento de novas metodologias de gestão e o desenvolvimento e os princípios de diversidade.

Uma das cofundadoras da Marco Zero Conteúdo, Carolina Monteiro participa do evento no domingo (7) mostrando o case Sou de Humanas. Usando o humor como linguagem, o Sou de Humanas é uma reportagem multimídia que mostra a importância das Ciências Humanas em projetos de ponta no Brasil. Ela vai relatar, junto com a jornalista, repórter e roteirista Mariana Filgueiras, como foi o desenvolvimento da iniciativa, que contou com o apoio de estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Carolina é jornalista com especialização em Design da Informação, master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS)/Universidade de Navarra e mestrado e doutorado em Design pela UFPE. Também é professora e diretora da Escola de Comunicação da Unicap.

O Festival 3i é uma realização da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Esta edição conta com patrocínio de Google, Meta, Luminate, TikTok, Fundação Tide Setubal e Clua (Climate and Land Use Alliance), apoio de Ford Foundation e Oak Foundation e produção da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos.

Para seguir as redes sociais do Festival 3i: Instagram | Twitter | Youtube

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.