Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Fetape promove feira da agricultura familiar no Recife Antigo

A feira acontecr nos dias 21 e 22 de março, das 9h às 17h, na rua do Bom Jesus

Giovanna Carneiro / 20/03/2024
Foto colorida de um homem jovem, de boné verde, segurando uma cabeça de alface em um mercado ao ar livre. A imagem mostra um mercado sob uma tenda verde, onde várias verduras e legumes frescos estão expostos. Além da alface, há outros produtos à venda, como talos de plantas verdes. Outra pessoa também está presente, organizando ou selecionando produtos. O fundo exibe um ambiente ao ar livre com árvores e estruturas não identificadas.

Crédito: Arnaldo Sete/ASA Brasil

Para conquistar visibilidade para o trabalho de agricultores e a produção de alimentos da agricultura familiar, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realizam a 3ª Feira da Agricultura Familiar. O evento é aberto ao público e acontece nos dias 21 e 22 de março, das 9h às 17h, na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. 

Na ocasião, mais de cem agricultores da Zona da Mata, do Agreste e Sertão de Pernambuco irão expor e comercializar seus produtos agrícolas. Entre os produtos comercializados, além de frutas, verduras e legumes, há geleias, conservas, polpas de doces, chips e farinhas, todos cultivados e produzidos de forma artesanal e orgânica. A rua do Bom Jesus se transformará em uma grande feira agroecológica para aproximar os consumidores da cidade à produção do campo.

“Quem visitar a feira terá a oportunidade de conhecer pessoalmente a agricultora ou o agricultor que plantou de forma agroecológica, visando o cuidado da terra e do meio ambiente para colher para ele, para sua família e para a sociedade um alimento saudável”, explicou a agricultora familiar e presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

A feira contará ainda com oficinas formativas gratuitas sobre diversos temas, como acesso ao crédito e à terra para produtores rurais; teatro de rua; agroecologia e cooperativismo. A programação completa e as inscrições para as oficinas estão disponíveis no Instagram da Fetape e no site da federação.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.