Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Filme premiado sobre comunidade Pankararu estreia no Cinema da Fundação

Marco Zero Conteúdo / 21/03/2023

Crédito: Saulo Nicolai/Divulgação

Vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor atriz para Bia Pankararu e Melhor Longa pela crítica da Abraccine durante o 26ª Festival de Pernambuco, o longa-metragem “Rama Pankararu” entra em cartaz no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, na próxima quinta-feira (23). O filme é uma mescla entre documentário e ficção baseado na realidade cotidiana da comunidade indígena Pankararu, localizada no sertão de Pernambuco.

Gravado em 2019 e 2020, o filme traz a história de uma jornalista que sai do Rio de Janeiro para cobrir um incêndio criminoso em uma escola após as eleições de 2018. O incêndio foi real e aconteceu na comunidade Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá, durante a apuração do segundo turno da eleição presidencial que elegeu Jair Bolsonaro. Além da escola, um posto de saúde também foi incendiado em retaliação à luta pelo direito à terra e à vida do povo Pankararu. A Marco Zero contou essa história de intolerância na época.

Dirigido por Pedro Sodré e produzido pela Copa Filmes, o longa fornece um olhar imersivo sobre a resistência do Povo Pankararu. Depois do lançamento de seu primeiro longa, a ficção “Rio Mumbai” (2018), o diretor optou por voltar ao propósito que o fez escolher a sétima arte. “Voltei às origens do que pretendo fazer no cinema, o ‘cinema-verdade’, ou seja, um filme de ficção ancorado na realidade, com pessoais reais que vivem seus próprios personagens”, revela.

A ideia de construir um roteiro com os próprios personagens foi facilitada pelo encontro com Bia Pankararu, indicada para o trabalho de produção, mas que logo passou a ser protagonista do filme e co-roteirista. Mulher indígena, sertaneja, mãe de Otto, LGBTQ+, produtora cultural e audiovisual, Bia é também ativista pelos direitos humanos e ambientais e comunicadora da Rede Povo Pankararu. Ela foi colunista das Eleições 2022 da Marco Zero.

No longa, Bia é uma mãe solo, LGBTQ+, que aceita ajudar a jornalista Paula (Tássia Leite) a produzir uma matéria sobre os ataques incendiários ocorridos no território Pankararu. “Em 2018, recebi o convite de Pedro para produzir uma ficção no território Pankararu. De produtora, entrei no roteiro e na atuação. Trazendo o enredo para a atualidade, misturamos ficção e fatos reais. Os ataques incendiários sofridos no território Indígena em 28 de outubro de 2018, noite da última eleição presidencial, se tornam o fio que leva Bia e Paula a ligar vários pontos de conflitos territoriais, políticos e culturais.” explica Bia Pankararu.

“Esse filme tem muitas camadas, mas para mim o mais importante é passar a cultura Pankararu, que se manifesta através de ações”, conta o diretor Pedro Sodré sobre o elenco e a sobre a autenticidade da aldeia, que ele retratou nas telas. Além de entrar em cartaz no Recife, o filme também vai ocupar as salas de dois cinemas no Rio de Janeiro, na Estação NET Rio Gávea e NET Rio Botafogo.

Para saber os horários das sessões e os preços dos ingressos acesse o site do Cinema da Fundação.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.