Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Governadora do RN pede mais reforços da Força Nacional de Segurança

Marco Zero Conteúdo / 16/03/2023
Em primeiro plano, dois policiais de costas usam farda cinza camuflada, capacetes pretos e coletes pretos com as palavras Força Nacional em amarelo. Em segundo plano, desfocados, há outros policias e alguns edifícios de pequeno porte ao fundo.

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

por Mirella Lopes, da agência Saiba Mais

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), solicitou na manhã desta quinta (16) ao ministro da Justiça o envio de mais agentes da Força Nacional de Segurança para reforçar o combate aos ataques que vêm sendo registrados no estado desde a madrugada da segunda (13).

Esse é o terceiro dia consecutivo de ataques a prédios públicos, comércios, ônibus e outros veículos. Uma parte do efetivo de 100 agentes da Força Nacional de Segurança já está em Natal desde ontem (15). Primeiro chegaram 30 policiais militares em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na sequência, um segundo avião trouxe mais 70 agentes. Ainda é aguardada a chegada de uma terceira parte do efetivo, com cerca de 100 agentes e há previsão de que mais 200 sejam enviados pelo Ministério da Justiça.

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), disponibilizou o espaço da instituição para sediar a base da Força Nacional de Segurança. Os cerca de 80 militares devem ocupar o Expocenter.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Secretário da Segurança Nacional e o Secretário da Segurança Penal estão a caminho de Natal.

Uma morte e duas transferências

O principal suspeito de ter dado a ordem para início dos ataques que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte desde a madrugada da segunda (13) foi transferido na terça (14) da Penitenciária de Alcaçuz para um presídio federal. O líder da facção estava em isolamento em Alcaçuz, sem acesso a telefone, nem visitas. A apuração é da Agência Saiba Mais.

O setor de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) havia detectado o planejamento de festas para arrecadação de dinheiro que seria utilizado no financiamento dos ataques. Mas, como o plano foi descoberto antes, as festas não chegaram a acontecer, algumas prisões foram realizadas e, desde então, o líder da facção estava em isolamento.

Outro homem identificado como possível financiador dos ataques morreu na madrugada desta quarta (15) em confronto com policiais da Divisão Especializada Em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ele foi identificado como José Wilson da Silva Filho, de 29 anos. José Wilson era foragido tanto do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte quanto da Paraíba. Ele estava escondido no bairro de Paratibe, em João Pessoa. O endereço foi encontrado através de denúncia anônima.

Outro preso transferido foi Judson Bezerra Araújo Batista. Ele também é suspeito de chefiar os ataques no Rio Grande do Norte de dentro da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador. Ele foi transferido na madrugada desta quinta (16) para uma unidade de segurança máxima. O nome da unidade que vai receber o preso não foi revelado por uma questão de segurança, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Outros três internos da Penitenciária Lemos Brito também foram identificados como possíveis suspeitos de envolvimentos nos ataques no RN, porém, não foram transferidos.

Prisões

Até a tarde de quinta, foram presos 67 suspeitos, sendo um adolescente, oito foragidos da Justiça recapturados e dois com tornozeleira eletrônica, um com arma de fogo e outro com um galão de gasolina.

Também foram apreendidos 22 galões de gasolina, 17 armas de fogo, quatro simulacros (imitação) de arma de fogo, 50 artefatos explosivos, cinco 5 moto, dois carros, munições, produtos de furto recuperados, além de dinheiro e drogas.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.