Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ibura: o que restou da Rua C

Sérgio Miguel Buarque / 30/05/2022
Comunidade do Ibura, no Recife, sofre com chuvas

Crédito: Inês Campelo/MZ Conteúdo

A Rua C, na Vila 27 de Abril, no bairro do Ibura, praticamente não existe mais. No sábado (28), por volta das 8h30, um deslizamento de barreira derrubou várias casas deixando um rastro de destruição na comunidade que é mais conhecida como Vila Betel. Mais do que os danos materiais, seis pessoas morreram e muitas outras estão hospitalizadas. Entre os mortos – quatro de uma mesma família – estão três crianças.

Pouco mais de 48 horas depois da tragédia, tratores e caminhões da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes retiravam, sob o olhar silencioso de dezenas de pessoas da comunidade, lama e pedras misturadas com pedaços de móveis e objetos pessoais. Uma equipe da Marco Zero visitou o local e ouviu dos moradores relatos que misturam dor pelas perdas irreparáveis e revolta pelo sentimento de abandono por parte das autoridades.

Comunidade do Ibura, no Recife, sofre com chuvas

Crédito: Inês Campelo/MZ Conteúdo

Com ausência do poder público (até agora, além das máquinas trabalhando, apenas uma equipe da Prefeitura de Jaboatão passou por lá para fazer um cadastramento das vítimas), a assistência mais básica é prestada pela sociedade civil. Os coletivos Ibura Mais Cultura, Periféricas, Espaço Cultural das Marias e Mulheres do 10 , por exemplo, estão desde sábado mobilizando e recolhendo doações. Se não fosse por eles, muitas das famílias desalojadas não teriam o que comer.

Saiba aqui como ajudar

“Minha casa caiu na Lagoa.
Graças a Deus não tinha ninguém em casa.
Aí a gente entrou no auxílio aluguel.
Meu filho estava, bem dizer, na barriga. Está com 21 anos.
21 anos a gente esperando. Todo ano a gente vai lá.
Não. Está em solicitação o terreno para construir.
Quando é que sai? Depois que morre?”

Leônidas Bezerra, que por duas décadas esperou por outro lugar para morar, ilustra a falta de política pública para habitação em Pernambuco

Os dramas vividos pelos moradores da Rua C são, em maior ou menor escala, os mesmos de milhares de pessoas nas periferias da Região Metropolitana do Recife. São histórias como a de Leônidas Bezerra, que perdeu a mulher, a filha e duas netas, e a de Isaías José da Costa Filho, que resgatou com vida a esposa e o filho, depois de escavar por quase uma hora e meia com ajuda dos vizinhos, que contamos a seguir:


Seja mais que um leitor da Marco Zero…

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

AUTOR
Foto Sérgio Miguel Buarque
Sérgio Miguel Buarque

Sérgio Miguel Buarque é Coordenador Executivo da Marco Zero Conteúdo. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, trabalhou no Diario de Pernambuco entre 1998 e 2014. Começou a carreira como repórter da editoria de Esportes onde, em 2002, passou a ser editor-assistente. Ocupou ainda os cargos de editor-executivo (2007 a 2014) e de editor de Política (2004 a 2007). Em 2011, concluiu o curso Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais.