Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Mães afetadas pela fome e sem acesso à água vão às urnas por cisternas e geração de renda

Marco Zero Conteúdo / 20/09/2022
Grupo de mulheres e crianças, com roupas coloridas, fazem um círculo de mãos dadas em torno de uma cisterna branca construída sobre um solo nu, de areia cinza, sem vegetação. A foto foi feita de cima para baixo e todas as pessoas estão olhando para cima, em direção à câmera.

Crédito: Roberta Guimarães/ASA Brasil

por Adriana Amâncio*

Para as mães de crianças de 0 a 6 anos do Semiárido brasileiro, essas eleições são decisivas. Elas consideram o voto a última cartada para solucionar dois sérios problemas que voltaram a assolar as suas vidas na região: a fome e a escassez hídrica. Na região Nordeste, onde quatro de cada dez famílias não têm certeza sobre o que vão comer, quase metade dos lares com crianças com até dez anos não tem certeza se conseguirá se alimentar todos os dias. No estado do Maranhão, por exemplo, o percentual é de 63%; em Alagoas, quase 60% dessa população se encontra na mesma situação, revelam os novos dados do 2º Inquérito Vigisan.

Já a falta de acesso à água faz parte das vidas de 350 mil famílias, aproximadamente 1 milhão de pessoas, segundo dados divulgados na publicação Acesso à água para a população do Semiárido Brasileiro, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Historicamente, sempre coube às mulheres e às crianças o ofício de abastecer a casa com água. Por essa razão, tanto mães quanto crianças sabem bem o quanto custa não ter uma cisterna. Ainda cabe às mães o trabalho exclusivo de cuidado com os filhos, por isso, quando a barriga deles ronca, elas são as que escutam primeiro. Assim, as mães da primeira infância no Semiárido, afetadas pela fome e pela sede, vão às urnas por cisterna e geração de renda.

O professor da Universidade Federal Rural do Paraná (UFRPR) e pesquisador da Rede Brasileira em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), Nilson de Paula, explica que a incerteza sobre o que vai comer é a tradução das condições de insegurança alimentar moderada ou grave. Na prática, quer dizer que hoje a família consegue algo para comer, mas amanhã, já não sabe como vai ser. “Para uma criança em pleno desenvolvimento das suas capacidades isso é muito grave. No aspecto social psicológico e social, a criança viver um drama na sua autoestima, sem interação social, sem lazer, e, no futuro, com limitações para desenvolver as suas competências”, alerta.

A enfermeira e professora associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Márcia Machado, afirma que tanto o acesso à água quanto à alimentação deficientes comprometem o funcionamento do cérebro da criança em seus anos iniciais de vida. “[Nesta fase] a criança está formando um monte de conexões cerebrais. Se nós quisermos que ela se desenvolva bem, é preciso garantir, no mínimo, três refeições ao dia”, destaca.

A informação trazida pelo coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Semiárido, Dennis Larsen, a condição para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças brasileiras nos últimos anos não foi garantida. Dennis frisa que os cuidados essenciais nos primeiros mil dias de vida da criança, a exemplo de vacinação, alimentação e acesso à água foram comprometidos durante a pandemia, impactando no futuro dessas crianças. “Durante a pandemia, a pobreza cresceu e muitas crianças não puderam, por exemplo, ter três refeições por dia”, informa. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, 14% do total de crianças brasileiras estavam abaixo do peso adequado. O estudo Epicovid19 da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) constatou que 22,7% das crianças mais pobres deixaram de ser vacinadas em 2020.

A universalização do acesso à água no Semiárido se tornou uma realidade mais distante, quando a principal política de combate à escassez hídrica na região sofreu drásticos cortes no orçamento. Para se ter uma ideia, o Programa Cisternas executou, em 2021, o menor orçamento da sua história, pouco mais de 32 milhões de reais e implementou apenas 4.305 tecnologias (inclui os diversos tipos de cisternas, barragens subterrâneas etc), segundo dados do Ministério da Cidadania. Sem água, as caminhadas das mulheres e, em alguns casos com a ajuda das crianças, em busca do recurso voltaram a se tornar comuns na região. O problema também afeta as escolas municipais, que somam 3 mil sem abastecimento hídrico e 21 milcom abastecimento inadequado, segundo o Unicef.

Larsen avalia impacto da pandemia nas famílias e escolas. Crédito: Ascom/Unicef

Auxílio Brasil não resolve

Mãe de Luigi Ribeiro, garoto que acaba de completar sete anos, a agricultora e quilombola da comunidade, Lucimara Ribeiro, que mora na Lagoa da Firmeza, em São Raimundo Nonato, no semiárido piauiense, enfrentou a fome já durante a gestação, quando foi abandonada pelo companheiro. Antes da gravidez, ela trabalhava no projeto Mais Educação do Governo do estado do Piauí, mas ficou desempregada antes mesmo de dar à luz e nunca mais conseguiu trabalho.

A rotina diária de Lucimara é marcada por caminhadas em busca de água, pois a única fonte adequada para consumo humano com que a agricultora pode contar é a cisterna de 16 mil litros do pai. Essa tecnologia é capaz de suprir as necessidades de uma família de até cinco pessoas por oito meses, tempo que normalmente dura o período de estiagem no semiárido. Se for compartilhada por duas ou mais famílias, a água acaba mais rápido. É justamente o que acontece na casa de Lucimara. A cisterna, que atende à família dela e do pai, esvazia com pouco tempo de uso. Quando não tem previsão de chuva para encher o reservatório novamente, a família passa então a depender da chegada do carro – pipa, que visita a comunidade a cada três meses.

Já a água destinada à lavagem de roupas, ao banho e aos demais usos, é salgada e vem de um poço, localizado nos arredores da casa. A única fonte de renda da agricultora é o Auxílio Brasil, que neste período de inflação, não garante alimento para um mês inteiro. “Se comprar os 600 reais [de alimento], dá para duas semanas, sem botar a mistura [carne]. Às vezes, a gente ganha doações para complementar, mas ultimamente está difícil. Quando ele [Luigi] diz: ‘mãe, tô com fome!’ Aí eu caço [procuro] uma coisa, caço outra e não tem nada, fazer o quê, né! Assim a gente vai enganando. ”, explica.

Lucimara lembra que, após a pandemia, a situação piorou. Ela perdeu um trabalho informal de venda de materiais de limpeza. Com as aulas paralisadas, a merenda foi suspensa e, mesmo quando a escola passou a distribuir cestas básicas, não adiantou muito, pois, segundo ela, a doação continha poucos itens apenas “arroz” e “massa de milho”, “o grosseiro”, classifica. Mesmo assim, ao longo da pandemia, “foram distribuídas duas vezes apenas”, queixa-se. Quando a criança faz birra e chora, a jovem sente desânimo e busca alternativas para distrair a atenção dele. Mesmo com desanimada, Lucimara cultiva uma esperança no coração, que compartilha comigo em meio às lágrimas e soluços que consigo ouvir do lado de cá do telefone.

Crédito: Acervo pessoal/Lucimara Ribeiro

“Eu até fico emocionada porque o pessoal do Sul diz que o nordestino é preguiçoso, quer viver de renda [benefício social], mas não é isso, é que principalmente quem é quilombola, que vive no campo, precisa [de apoio]. Eu tenho esperança de ir às urnas votar em um candidato que ajude as pessoas. Eu quero ter emprego, ter a minha cisterna, que já teve uma política pública que distribuía cisterna e, agora, está parada. E quero outras políticas públicas principalmente para nós, mulheres. Eu agradeço o Bolsa Família [ Auxílio Brasil], mas eu quero mesmo é estar trabalhando para sustentar o meu filho”, desabafa.

A professora Márcia Machado avalia que fome e insegurança hídrica estão relacionadas. Dados do 1º Inquérito Vigisan comprovariam essa afirmação. Em 2020, a pesquisa constatou que a insegurança alimentar saltou de 21,8% para 44,2% nas casas sem acesso à água. “Se a família não tem água para produzir alimentos in natura, acaba buscando alimentos não perecíveis [ultraprocessados], que são danosos à saúde. É preciso assegurar cisternas para que as famílias produzam o seu próprio alimento saudável”, observa. No Semiárido, é comum as mulheres que possuem acesso à água, construírem um canteiro produtivo nos arredores de casa de onde tiram alimentos frescos. Esses canteiros possuem um papel relevante na segurança alimentar das famílias.

Quando a comida acaba

Em outra parte do Semiárido, na região oeste da Bahia, a agricultora Ariana Pereira, de 32 anos, vive com o companheiro, pai de um dos seus três filhos, na Fazenda Buriti, no município de Correntina, no Vale do Arrojado. Há três anos, ela se tornou totalmente dependente do extinto Bolsa Família, hoje Auxílio Brasil, após perder a única fonte hídrica da qual dispunha para cultivar os alimentos consumidos pela família. Ela contava com dois córregos abastecidos com água do rio Corrente, que secaram, segundo ela, devido aos desmatamentos constantes para o avanço do monocultivo de soja na região.

Ariana vive na região do chamado Matopiba eminentemente formada por Cerrado e que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O local abriga grandes fazendas de monocultura de soja, que para produzir, além da prática do desmatamento, demandam grandes volumes de água. Garantir alimento para o mês inteiro com os 600 reais do Auxílio em um momento de alta nos preços, “não dá”, sentencia a agricultora, que é mãe de uma garota de seis anos e dois meninos de 10 e 13 anos.

“A gente mudou praticamente tudo, porque o dinheiro não dá pra comprar carne. A gente tá comendo mais alimento industrializado e quando acaba, às vezes, a minha mãe doa. Quando não tem, a gente come o que aparece. Meus filhos foram criados com dificuldade. De manhã, a maioria das crianças quer pão, bolacha, eu dou a eles uma farofa de ovo e eles comem. Já teve dia deles perguntarem ‘mãe tem o quê pra comer?’ Eu respondo que não tem nada. É triste vê o seu filho pedir comida e não poder dar nada. O pior é que o pai dos meus dois filhos mora perto e não dá nada. ”, explica a agricultora.

Ariana dispõe de água potável na torneira, mas não tem água para produzir alimentos, por isso, o cardápio da família é majoritariamente formado por comida ultraprocessada. Quando perguntei se a agricultora gostaria de ter de volta água para plantar, ter uma cisterna de 52 mil litros, tecnologia destinada à produção e consumo dos animais, por exemplo, ela respondeu “sim, quem dera!”. E Complementou: “plantar a comida na área é mais seguro, barato e saudável para mim e os filhos”.

Quando plantava, Ariana relembra que o tempo era de fartura. Tinha fava, cana-de-açúcar, legumes e verduras. Agora, a dieta é composta de mortadela, salsicha, cuscuz pré-cozido e o açúcar refinado que tomou o lugar da rapadura. Quando comparamos a alimentação que Ariana teve na infância com a dos seus filhos, a diferença é enorme. Ela comia o que vinha da terra, enquanto eles comem o que vem do mercadinho e que, mesmo assim, não basta para suprir a família por um mês. A água que Ariana consome, junto com a família, é potável e fornecida pela prefeitura, de forma racionada. Ela é bombeada direto do rio Corrente e chega à casa, por meio de uma rede de abastecimento. Ariana já definiu a pauta que vai determinar o seu voto nas urnas. “Olha, eu vou votar confiando que quem vai ganhar, vai priorizar os nordestinos, vai melhorar essa situação da fome, vai trazer cisternas”, afirma.

Problemas de saúde

A fome e a insegurança alimentar acentuadas pela pandemia da covid-19 podem ocasionar déficits que acompanharão as crianças ao longo de muito tempo, alerta a professora Márcia Machado. “A vitamina A, por exemplo, está presente em muitos alimentos e a sua ausência afeta a visão. Com isso, as crianças têm dificuldade de enxergar, o que impacta no rendimento escolar. A deficiência nutricional resseca a pele, atrofia o crescimento e limita a capacidade cognitiva, motora e de assimilação de palavras”, explica.

Ainda segundo a professora, na região semiárida é muito comum crianças nascerem com lábio leporino, uma fenda que atinge o lábio superior e o nariz. Essa má formação é resultado de gestações de mães com grande deficiência de ácido fólico. Por fim, a vitamina B12 estimula a imunidade, ou seja, a criação da defesa que protege o organismo contra os ataques de doenças causadas por vírus e bactérias. “Uma criança com déficit de vitamina B12, não desenvolve a lactoferina, uma enzima que luta contra as bactérias que podem entrar no organismo, por exemplo, através da ingestão de água contaminada. Sem esta enzima, a criança desenvolve a diarreia em sua forma mais grave”, explica.

A primeira infância e as eleições

O artigo 227 da Constituição Brasileira afirma que as crianças são prioridade absoluta. Os dados de fome e escassez hídrica que comprometem a primeira infância, mencionados neste texto, acendem um alerta sobre o descumprimento deste artigo. Nessa direção, as eleições deste ano também têm sido vistas como uma oportunidade de eleger pessoas comprometidas com a superação das desigualdades que atingem mulheres e crianças.

A diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Montoro, considera essas eleições especiais para a primeira infância. “É o momento em que nós vamos escolher os gestores públicos que enfrentarão os gravíssimos impactos da pandemia nas infâncias – e isso não é trivial. Apesar de as políticas públicas voltadas para a primeira infância estarem em grande parte no âmbito da gestão municipal, os governos estaduais e federal também têm uma contribuição importante nesta seara. A colaboração entre os entes federativos é uma discussão importantíssima a ser feita para que a gestão pública possa atuar em três eixos estruturantes: transferência de renda, programas de visitação domiciliar e oferta de creches”.

O coordenador do Unicef Dennis Larsen defende que os novos governantes priorizem políticas públicas de fortalecimento da educação, levando em conta o impacto da pandemia sobre a área. “O investimento em educação é uma iniciativa prioritária, pois a pandemia levou cerca de 5 milhões de crianças para fora da escola, sendo que a escola é um lugar de proteção, de alimentação e de garantia de direitos para as crianças”, conclui.

Esta matéria é uma das selecionadas pela bolsa de reportagens “Eleições e primeira infância” do Nós, mulheres da periferia, apoiada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

* *Jornalista freelancer, com 12 anos de atuação na cobertura de pautas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente e gênero.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.