Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Reportagem faz parte do programa Redação Nordeste e foi realizada com o apoio da Marco Zero
Uma excelente notícia para o jornalismo independente do Nordeste. O especial “Acesso Negado”, produzido pelo Conquista Repórter (BA), é um dos finalistas do ITF Journalism Awards 2025, prêmio internacional voltado para reportagens sobre transporte e mobilidade. Publicado em setembro de 2024, o trabalho evidencia o debate sobre o direto à cidade e as dificuldades de acesso a serviços básicos para populações que residem em áreas rurais e periféricas. O especial integra o programa Redação Nordeste e foi realizado com o apoio da Marco Zero Conteúdo.
A Redação Nordeste foi a segunda etapa do programa Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções criado e coordenado pela MZ, que aconteceu em 2024. Nesta etapa, decidimos centrar os workshops/mentorias na angariação de fundos, com ênfase em experiências específicas diretamente relacionadas com a atividade jornalística. Também priorizamos organizações que já participaram e se destacaram em sessões de mentoria anteriores, dando uma sensação de continuidade ao projeto e potencializando o conhecimento já adquirido.
No final desta etapa foram publicadas cinco grandes reportagens com mentoria de edição da MZ, feita por Inácio França. Tendo a finalização com o exercício do processo de prestação de contas mentorado por Patrícia Gonçalves.
Além do Conquista Repórter, a Redação NE foi formada pela Mídia Caeté (midiacaete.com.br) e Olhos Jornalismo (olhosjornalismo.com.br) de Alagoas, O Corre Diário (ocorrediario.com) do Piauí, Mangue Jornalismo de Sergipe e Coletivo Acauã (coletivoacaua.com.br) aqui do Sertão de Pernambuco. A ideia era financiar reportagens de impacto com o tema central Direito à Cidade, um dos eixos de atuação da MZ. Mobilidade urbana foi o subtema escolhido.
O programa foi financiado pela OAK FoundationeIFPIM.
Confira as reportagens:
Estradas precárias dificultam acesso da população quilombola a direitos básicos
Cegos em Caruaru: uma cidade que não vê a acessibilidade
Direito de ir e vir não é para todos em Aracaju
723 Circular: 10 anos de crise no transporte coletivo de Teresina
Como mercado imobiliário, trade turístico e Braskem determinam as decisões sobre o território Maceió
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.