Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Memória e preservação: projeto lança acervo de 200 vídeos populares de Pernambuco digitalizados

Marco Zero Conteúdo / 18/09/2025

Crédito: divulgação

A produção audiovisual das organizações e dos movimentos sociais no período da redemocratização do Brasil conta muito sobre a história do país. Preservar essas imagens e memórias tornando-as acessíveis é o objetivo do projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco, que recuperou e digitalizou mais de 200 fitas gravadas por organizações e produtoras locais como SOS Corpo, TV Viva, Etapas Vídeo, MST, Grupo Mulher Maravilha e Produções do Tempo.

O seminário gratuito “Memória do Audiovisual Popular em Pernambuco”, nesta quinta-feira, 18 de setembro, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, marca, com exibição de filmes, o lançamento oficial do livro “Histórias do Vídeo Popular”, do Repositório do Vídeo Popular e da série para televisão “Imagem nas Mãos”.

O Repositório do Vídeo Popular é uma plataforma de pesquisa criada pelo projeto para dar acesso não só aos vídeos como também às suas informações técnicas e históricas. Com ferramenta de busca, permite pesquisas por filtros como título, tema, equipe técnica, ano de produção, acontecimentos documentados ou pessoas que aparecem nas imagens.

Já o livro “Histórias do Vídeo Popular” reúne reflexões e entrevistas com militantes envolvidos diretamente na produção do vídeo popular em nosso estado, que apresentam um panorama do cenário político do país. Esses assuntos são discutidos de forma entrelaçada às histórias de vida dos militantes e tecem um diálogo entre as lutas sociais travadas nas últimas décadas no Brasil, principalmente em Pernambuco.

“A rica história das produções feitas em apoio às lutas sociais em nosso estado costuma ser pouco contada e a história da produção em vídeo feita no contexto singular da transição política, chamada de vídeo popular, menos ainda”, explica Vinícius Andrade, coordenador do projeto. “Discutir essa produção construída por dentro de coletivos sobre questões coletivas de nossa sociedade faz a gente aprender muito, sobretudo em como lidar com os desafios políticos que estamos vivendo hoje”, completa.

A estreia da série “Imagem nas Mãos” encerra o evento da tarde desta quinta. Realizada por estudantes de Jornalismo, sob orientação da professora Yvana Fechine, os sete episódios são compostos por entrevistas com representantes de organizações e produtoras de vídeo populares que tiveram seus acervos digitalizados pelo Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco. Os programas serão exibidos semanalmente na TVU Recife a partir do dia 29 de setembro.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.