Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Movimento de luta por teto, terra e trabalho ocupa área do prédio da Prefeitura do Recife

Giovanna Carneiro / 26/01/2023

Crédito: Divulgação MLTT

Integrantes do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) ocuparam, na tarde desta quinta-feira (26), o prédio da Prefeitura do Recife, localizado na Avenida Cais do Apolo. A ação tem o objetivo de reivindicar uma reunião da comissão do MLTT com representantes da Secretaria de Habitação do Recife para tratar da desapropriação do prédio do antigo Sindicatos dos Advogados de Pernambuco (Sindape), localizado na Rua da Soledade.

O prédio em questão estava abandonado e foi ocupado por centenas de famílias pernambucanas que perderam suas casas após as fortes chuvas de maio de 2022. A ocupação, que segundo o MLTT conta com mais de 300 famílias, recebeu o nome de Desabrigados pelas Chuvas Leão do Norte.

“Nós queremos moradia digna e estamos aqui para reivindicar isso, porque é um direito nosso. Há cinco meses nós mandamos um documento solicitando uma reunião com a Secretaria de Habitação e com a Prefeitura do Recife e até agora não tivemos retorno”, afirmou Davi Lira, coordenador do MLTT.

Após realizar uma passeata pelas ruas do centro da cidade na manhã desta quinta-feira, em um percurso até a sede da Prefeitura do Recife, os integrantes do movimento decidiram ocupar o térreo do prédio e afirmaram que só sairão de lá após a abertura de diálogo com representantes da gestão municipal.

“Nós decidimos em assembleia que vamos passar a noite aqui se for preciso, mas não vamos sair até alguém falar com a gente”, declarou Lira.

De acordo com o MLTT, no momento, 110 pessoas estão ocupando a Prefeitura do Recife. Os integrantes do movimento também relataram que foram agredidos pelos guardas municipais que agiram com truculência usando de força física para tentar tirá-los do prédio. “É importante ressaltar que a segurança de Pernambuco e do Recife age de forma extremamente violenta contra nós. Nós não somos os terroristas que estavam em Brasília, somos pessoas de bem querendo dialogar com a gestão municipal. Nós temos idosos e crianças aqui”, relatou Davi Lira.

Segundo o MLTT, por volta das 17h50, um manifestante foi detido e levado para a Central de Plantões da Capital (CEPLANC). Os demais manifestantes estão tendo dificuldade de obter informações sobre o detido.

Leia nota encaminhada pela Prefeitura do Recife depois da publicação da reportagem

NOTA

A Prefeitura do Recife reforça que repudia qualquer tipo de violência e reitera a sua disposição para o diálogo. A ação violenta realizada por alguns integrantes do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) durante protesto, nesta quinta-feira (26), no prédio-sede da administração municipal resultou em danos ao patrimônio público e deixou dois servidores públicos (guardas municipais) feridos.

A Polícia Militar foi acionada rapidamente para garantir a segurança e a integridade física dos servidores e manifestantes. Um pessoa foi detida durante a situação por suspeita de agressão a guardas municipais e levada para a Delegacia de Plantão de Santo Amaro. O suspeito já foi preso anteriormente e enquadrado na Lei Maria da Penha, por agressão à mulher. Além disso, dez mastros foram apreendidos.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.