Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Agricultoras contra megaprojetos de energias renováveis na caatinga

Pelo 3º ano consecutivo, mulheres paraibanas marcham contra instalação de parques eólicos na Borborema

Jeniffer Oliveira / 16/03/2024
Foto colorida de um grupo de mulheres em marcha. Bandeira desenhada com a imagem de pessoas em posição de luta, com um parque eólico atrás.

Foto: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Lado a lado, as agricultoras Margarida Gomes, 70 anos, e Maria Socorro, 57 anos, acompanharam a 15ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, que aconteceu na sexta-feira (15), em Areial, no interior da Paraíba, a 118 quilômetros de João Pessoa. As duas agricultoras estavam ao lado de, pelo menos, outras 5 mil mulheres que tomaram as ruas da pequena cidade de pouco mais de 7 mil habitantes em defesa da caatinga e contra os empreendimentos das energias renováveis que ameaçam o bioma e a agricultura familiar.

Não foi por acaso que a Marcha das Mulheres aconteceu na véspera do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, 16 de março.

As amigas de luta, participam da marcha desde os primeiros anos, reconhecendo a importância da defesa do território da Borborema Agroecológica. “Eu acho uma coisa sem palavras para explicar o quanto é valoroso estar aqui, porque muitos projetos que já foram concedidos para o nosso semiárido foram conquistados por causa dessa luta”, afirma Margarida Gomes.

“Me sinto mais forte. A cada marcha a gente se sente mais forte”, reforça Socorro, que é uma das participantes da feira agroecológica da cidade. A agricultora reconhece que a vida melhorou com as suas lutas em contato com o sindicato da cidade. Segundo ela, participar ativamente das atividades do sindicato de trabalhadores e trabalhadoras, fortaleceu o sustento de sua família, cuja maior fonte de renda é a plantação de milho, feijão, fava e macaxeira.

Foto de Maria do Socorro e Margarida Gomes, juntas, abraçadas. Elas usam camisetas azul celeste. e segurando objetos, participando de um evento ou protesto ao ar livre. Maria do Socorro, mulher negra, de óculos com o cabelo preso atrás da cabeça, segura uma bandeira roxa com texto branco, enquanto Margarida – idosa, de pele mais clara e cabeça coberta com chapéu de palha - segura um cartaz ou placa de madeira. Ao fundo, outras pessoas também participam da Marcha; algumas estão vestindo roupas vermelhas e outras seguram bandeiras ou cartazes. O céu é visível no topo da imagem, indicando que o evento ocorre durante o dia e ao ar livre. O texto na bandeira diz: “ENERGIA RENOVÁVEL SIM! MAS NÃO ASSIM!”

Maria Socorro e Margarida Gomes, amigas que marcham juntas há mais de 10 anos.

Crédito: Jeniffer Oliveira/MZ Conteúdo

O território da Borborema é formado pelos municípios de Solânea, Algodão de Jandaíra, Arara, Casserengue, Remígio, Esperança, Montadas, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Massaranduba e Queimadas. A articulação política dos sindicatos rurais chama-se Polo da Borborema.

A discussão contra as energias renováveis no Polo da Borborema foi tema da marcha pela terceira vez seguida. Isso acontece por causa das investidas das empresas de energia para implantar complexos de energia eólica e solar nestes municípios. Até o momento, a articulação política tem sido bem sucedida e, diferente de outras cidades que já tiveram suas comunidades afetadas, têm barrado a presença desses empreendimentos.

“Somos a favor da energia renovável, mas ela não nesse megaprojeto como chegam aos nossos territórios. Porque desde a chegada dos primeiros anemômetros ao nosso território, a gente foi visitar outros parques e outras comunidades. Então percebemos é que são inúmeros problemas desses grandes parques, desde a incompatibilidade da agricultura familiar com a produção de energia, mas sobretudo, os problemas causados para as famílias, ainda mais para as mulheres”, explica Adriana Galvão da organização não governamental AS-PTA, instituição que assessora o Polo da Borborema e a Marcha.

<+>

Os anemômetros são equipamentos meteorológicos utilizados para mensurar a velocidade e a direção do vento. A instalação desses equipamentos costuma ser uma das primeiras iniciativas das empresas de energia eólica para calcular a viabilidade econômica dos futuros parques eólicos.

Pernambucana na marcha

Em preparação para a marcha, aconteceu o I Seminário de Mulheres do Projeto Baraúnas dos Sertões, com a presença de mulheres de todo o semiárido, incluindo pernambucanas, debatendo maneiras de enfrentamento dos projetos de energia renovável em suas comunidades.

A diretora da Associação Sítio Ágatha, Nzinga Cavalcante, de 35 anos, compartilhou a luta enfrentada com a instalação de torres de transmissão de energia eólica no Sítio Agatha, localizado no Engenho Toco, em Tracunhaém, Zona da Mata de Pernambuco. História que foi contada pela Marco Zero:

Instalado em 2020, durante a pandemia da covid-19, o empreendimento da empresa Rialma S/A causou desmatamentos e transtornos na região. Com aproximadamente 130 quilômetros de extensão, passando por 15 municípios de Pernambuco e da Paraíba, a linha que atinge o Sítio Agatha é conhecida como Linha de Transmissão 500 kV Campina Grande III – Pau Ferro.

Para Nzinga, “essas torres implantadas no território são um fortalecimento do machismo, do racismo e do patriarcado nessa sociedade. Enquanto mulher, preta, mãe, que vem sempre lutando por uma resistência e pela visibilidade dos nossos corpos que vem sempre sendo violados, eu digo que essa prática está errada e que a gente precisa sempre revisar para que não seja mais implantada”.

Acompanhada da mãe, Luiza Cavalcante, 62 anos, e da filha, Ágatha Vitória, 12 anos, também participou da marcha na Paraíba. “É muito enriquecedor, porque a gente consegue ver outros panoramas e se fortalecer em rede também. Então é muito necessário que a gente possa caminhar juntas, que a gente possa estar juntas, que a gente possa lutar e transformar, porque para mudar a sociedade do jeito que a gente quer é só lutando sem medo de ser mulher”, reforçou.

Crédito: Jeniffer Oliveira/MZ Conteúdo

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA

Crédito: Tulio Martins/Arquivo AS-PTA
AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.