Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Foto colorida de um grupo de pessoas sentadas em cadeiras numa sala bem iluminada e decorada com logos circulares nas paredes. As pessoas, todos homens, estão vestindo diferentes tipos de roupas, incluindo camisetas e shorts nas cores amarela, vermelha ou branca; algumas delas têm tatuagens visíveis. Algumas das camisetas têm texto impresso nelas, mas não é claramente legível devido à resolução da imagem ou ao ângulo da foto.

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

por Edilson Ribeiro*

Fui levado a várias reflexões depois de ler, na edição da Marco Zero, em 5 de março, reportagem de Inácio França sobre a reunião de líderes de torcidas organizadas, com objetivo de realizar um pacto de não agressão mútua. As Reflexões, devo admitir, causaram-me certa consternação.

A matéria é uma triste constatação da nossa indigência cultural, social e econômica. Retrato gritante da ausência do estado em setores essenciais da vida em sociedade. Ou não é isso que acontece quando você vê líderes de torcidas decidindo entre a guerra ou a paz, no futebol, sem a presença sequer de um representante das polícias ou do Ministério Público?

É um flagrante fotográfico que capta a situação não somente de Pernambuco, mas de todos os outros entes federativos. Espelha o caos social, como o domínio de um quarto do território do Rio de Janeiro por melícias; a guerra entre facções criminosas que subtraem o direito de ir e vir dos cidadãos; e a condenação das nossas crianças a doenças e baixa capacidade cognitiva, por falta de saneamento básico. Não podemos esquecer, ainda, da eterna parcialidade da Justiça brasileira, que desemboca na formação de castas compostas de pessoas de primeira e segunda classes.

Não cabe às torcidas organizadas determinarem se vai haver paz ou não nas partidas de futebol. A raposa não pode tomar conta do galinheiro.

É a confirmação de que, na falta do poder público, a vida em sociedade se transforma em um vale tudo, com os mais fortes e ricos se sobrepondo aos mais pobres e fracos.

É preciso que as instituições que compõem o estado façam seu papel de mediação, protegendo os mais vulneráveis e punindo aqueles que pensam em solapar o ordenamento jurídico e social. Do contrário, será uma partida em que estaremos fadados a continuar tomando de goleada.

MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO:

*Jornalista

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.