Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Passou da hora de pedir a prisão preventiva do ex-presidente”, avisa pesquisador e oficial da PM paulista

Inácio França / 09/01/2023
grupo de pessoas vestindo camisas amarelas e usando bandeiras do Brasil depredam moveis de salão com piso de granito e paredes forradas de madeira.

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira vez que a Marco Zero entrevistou o doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e tenente-coronel na reserva da PM paulista, Adilson Paes de Souza, foi alguns dias após o ataque dos policiais do Batalhão de Choque às milhares de pessoas que participavam de uma manifestação antibolsonaro no centro do Recife, em maio de 2021. Na ocasião, ele explicou que as PMs “seguem a lógica do Bolsonaro de esticar a corda, cada vez mais ampliar e romper os limites democráticos e pregar o confronto”.

Desde então, Paes de Souza vem alertando em debates, seminários acadêmicos, entrevistas e artigos publicados para o risco da ruptura democrática acontecer com a ajuda das polícias estaduais. Hoje, antes mesmo das emissoras de TV abertas iniciarem a transmissão ao vivo das invasões e destruição das sedes dos três poderes da República por milhares de bolsonaristas organizados e financiados por empresários, voltamos a conversar sobre o assunto.

Adilson Paes fez vários alertas de que PM iria aderir ao golpismo de Bolsonaro. Crédito: Ponte Jornalismo

Marco Zero – Quais os sinais que os policiais militares vinham dando e não foram percebidos pelo Poder Público de que iriam aderir a um golpe mobilizado por Jair Bolsonaro? E o que não foi feito para contê-los?

Adilson Paes – De três anos para cá, foram vários os sinais dos efeitos nefastos do bolsonarismo nas polícias. Estava evidente que a atuação das polícias seria por omissão, deixando que as coisas acontecessem. Em relação a esses atos terroristas de hoje, lembro que, no último dia 12 de dezembro, quando aconteceu aqueles atos de terrorismo no centro de Brasília e nada aconteceu, ficou evidente para os terroristas que havia um canal aberto, um caminho pavimentado para praticarem o que quisessem. O governo do Distrito Federal não fez nada, a Polícia Militar do Distrito Federal não fez nada e ninguém dessas duas instituições foi responsabilizado por essas omissões. Então, instalou-se um ambiente de impunidade, de estímulo pra toda e qualquer prática omissiva por parte das autoridades responsáveis. É importante frisar que o governo atual, o Governo Federal também foi omisso, foi incompetente. Flávio Dino tinha alguma informação, se limitou a respeito de notas dizendo que a Força Nacional de Segurança estava à disposição, que acreditava que os cidadãos seriam ordeiros ou coisa do tipo, que não ia ter violência. E o ministro José Múcio, da Defesa, disse recentemente que tinha amigos e parentes lá nos quartéis, nos acampamentos e que tudo ia ser pacífico. E a gente sabe que muitos desses atos foram gestados e fomentados também nesses acampamentos dos quartéis. Então, nós temos atitudes terroristas por parte das autoridades e nós temos a incompetência e a omissão por parte de ministros do atual governo.

O senhor acredita que pode haver alguma reação da PM do Distrito Federal contra a intervenção federal na área de Segurança do governo de Brasília?

Eu não acredito que possa ter um outro tipo de reação da polícia de Brasília, até mesmo porque eles estão atuando pela omissão. E, com a repercussão do fato acontecido, acho que eles atingiram o objetivo deles. E está tendo uma forte repercussão internacional. sobretudo. Então, não creio que possa ter mais alguma ação da polícia de Brasília contra o Governo Federal. E o governador de Brasília não pode contemporizar com isso. Creio também que já é hora de pedir a preventiva, já passou da hora de pedir a preventiva, do ex-presidente da República, do ex-ministro da Justiça que é o atual secretário de Segurança Pública de Brasília [a entrevista aconteceu com os fatos ainda acontecendo, antes, portanto, da notícia da exoneração de Anderson Torres, do cargo de secretário] Enfim, tem que começar a prender com base na lei, porque já há elementos, senão a coisa vai ganhar cada vez mais contorno.

Uma intervenção de três semanas, até 31 de janeiro, e apenas na área de segurança pública, será o bastante para mudar a Polícia Militar de Brasília, além de punir os responsáveis pelo comportamento criminoso dos policiais que estavam de serviço durante a invasão?

Considero que a intervenção somente na segurança pública, e por esse prazo de três semanas, não vai resolver muita coisa não. Primeiro, a intervenção deveria ser em todo o governo do Distrito Federal. Não dá pra excluir a responsabilidade do governador Distrito Federal no que aconteceu. Em segundo lugar, três semanas não é um não é um prazo crível, razoável, para que se possa resolver o problema da insegurança causada em Brasília. Eu não entendi, não sei se é uma necessidade dar uma resposta rápida à nação ou o que é, mas eu não entendo o porquê essa medida é tão restrita.

PMs conversam e tomam água de coco enquanto terroristas atuam. Crédito: redes sociais

Os recursos para custear a Polícia Militar de Brasília são de um fundo federal, o Fundo Constitucional do DF, que financia e paga os salários das polícias do DF. Seria o caso de cortar os salários dos policiais que colaboraram com os atos de terrorismo?

Não acho que isso não é cabível e nem é possível, apesar do Governo Federal ser responsável pela folha de pagamento da polícia.

E quais os desdobramentos que os atos de hoje podem ter nas forças policiais dos outros estados?

Tudo vai depender de como será tratado a questão de Brasília. Se não tomarem as medidas drásticas severas, todas as que são cabíveis, poderá mostrar um sinal de fraqueza e poderá servir de estímulos pra que outras polícias atuem no mesmo sentido, além de servir de estímulo pra que outros manifestantes atuem em cada estado, provocando o caos com mais atos terroristas. Tudo vai depender de como a questão de Brasília for tratada.

É correto afirmar que houve uma conspiração ou complô para viabilizar uma tentativa de golpe de Estado? Será possível, no andamento das investigações, se chegar aos nomes dos líderes e financiadores desse complô golpista?

Sim, acredito que pode ser sim uma conspiração. Tudo vai depender do como é que o caso de Brasília vai ser tratado, mas acredito que o termo ‘conspiração’ é correto da forma como está sendo empregado pela imprensa. Não é de hoje que esses atos vem sendo preparados. O silêncio do Bolsonaro ajudou a estimular esses atos, as palavras cifradas que ele proferiu também ajudaram. Teve gente que foi pra Miami, fez reunião com ele e depois saiu falando que, dentro em breve, aconteceria algo. Há elementos sim. Há responsabilidade. Houve e há uma conspiração, sim, inclusive a omissão das Forças Armadas em retirar os manifestantes da frente dos quartéis a partir do dia 2 de janeiro, nada justifica essa omissão. Então, alguns conspiraram deliberadamente, querendo conspirar e outros contribuíram com a omissão. Bom, a imagem do Brasil sai a mais arranhada, a mais danificada possível. E tudo vai depender de como tratar esse caso de Brasília. Se as autoridades tomarem todas as medidas, por mais severas que sejam contra quem financiou, quem planejou, quem o orquestrou e quem executou esses atos de terrorismo, talvez a gente consiga reverter um pouco o dano à imagem do Brasil. Caso contrário, a nossa imagem será muito danificada.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.
AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.