Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

PDT de Pernambuco ignora Ciro

Inácio França / 26/09/2022
Dois homens brancos vestindo camisas vermelhas, em cima de uma carroceria de caminhonete, esticam as mãos para baixo para cumprimentar pessoas que estão abaixo deles e não aparecem na foto. O mais jovem dos homens é Wolney Queiroz, tem cabelos castanhos curtos e ondulados e está à esquerda da imagem. O mais velho é seu pai, José Queiroz e tem cabelos grisalhos, à direita da imagem.

Crédito: Instagram @wolneyqueiroz

No dia em que Ciro Gomes, candidato a presidência da República pelo PDT, lança um manifesto para reafirmar que não desistiu de sua candidatura, lido por ele mesmo em transmissão ao vivo em suas redes socais, a direção executiva em Pernambuco manteve o silêncio, não se mobilizando para elogiar, criticar ou simplesmente comentar o pronunciamentio em que, mais uma vez, o presidenciável nivela o ex-presidente Lula a Jair Bolsonaro. Não é a primeira em que a campanha de Ciro é ignorada pelas lideranças do seu partido no estado.

Em meados de setembro, por exemplo, Ciro Gomes esteve no Recife para inaugurar seu comitê em Pernambuco, na avenida Conselheiro Rosa e Silva . A visita não juntou multidões, sequer engarrafou o intenso tráfego do bairro dos Aflitos nem mereceu a atenção do presidente estadual do partido, o deputado federal Wolney Queiroz, que não compareceu ao evento e não se referiu à presença do candidato da legenda que preside em suas redes sociais.

A indiferença de Queiroz e do seu pai, o deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, líder histórico no partido no estado, parece dar o aval para o pouco interesse da maioria dos candidatos que compõem as chapas proporcionais do PDT em fazer campanha para o presidenciável da legenda. Oficialmente, a direção do partido informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que todos os materiais de campanha produzidos pelos candidatos do PDT em Pernambuco têm o nome, a logomarca e o número de Ciro.

Além das redes sociais dos Queiroz, Marco Zero verificou os perfis no Instagram e Twitter de todos os 24 candidatos e candidatas à Câmara Federal pelo PDT, além das 10 candidaturas a deputado estadual que mais receberam recursos do fundo eleitoral. A última postagem do perfil de Wolney com referência a Ciro Gomes foi feita em 19 de agosto, informando que o cearense era seu candidato à Presidência da República. Depois disso, seus 25.800 seguidores não viram mais nada sobre a campanha de Ciro. Antes também não. No perfil do seu pai, a última postagem com referência ao presidenciável trabalhista foi ainda mais longínqua: 20 de julho. E, nessa postagem, a imagem de Queiroz nem aparece.

Em praticamente todos os eventos de rua, os dois Queiroz usam camisas vermelhas e estão sempre cercados por apoiadores usando roupas da mesma cor. Em alguns casos, há militantes empunhando bandeiras de Lula, apesar dos candidatos não mencionarem o nome do petista em suas publicações.

Outros dois perfis têm referências explícitas de apoio ao ex-presidente Lula. É o caso de Sidney Ribeiro, que aparece em fotos fazendo ostensivamente o “L” e usando adesivos do petista, que costuma usar quando pede votos na região de Gravatá, sua base eleitoral. Mais discreta, Nayana Cruz, postou o adesivo em que, além de expressar o voto em Lula, também afirma apoiar Marília Arraes para o governo estadual. O PDT faz parte da coligação que dá suporte a Danilo Cabral.

Isabella (à direita) e Mari Lessa pedem votos para Ciro Gomes. Crédito: Instagram @mari_lessa

Isabella, a cirista fiel

Uma das poucas exceções tem nome de mulher: Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife e candidata a deputada federal, não deixa dúvidas de sua lealdade a Ciro Gomes. A maior parte de suas postagens inclui imagens ou o nome do presidenciável. Nada surpreendente, afinal ela é a coordenadora da campanha de Ciro em Pernambuco e tem seu comitê instalado ao lado do de Ciro, com quem divide as dependências de duas casas modernistas na Rosa e Silva. Era ela quem estava lá para receber o candidato quando ele veio ao Recife, há pouco menos de duas semanas.

Outro candidato a federal que fez publicações relacionadas à campanha de Ciro foi Tonny Magalhães. Todos os demais simplesmente ignoram o presidenciável.

Ligada à Isabella de Roldão, a líder estudantil Mari Lessa é a mais fiel a Ciro entre as dezenas de candidaturas à deputada estadual. André Carvalho, vereador em Vitória do Santo Antão, postou um vídeo da passagem de Ciro pelo Recife. Outro postulante à Assembleia Legislativa, Thomás Brito, não esconde de ninguém que prefere Lula, tema de sua postagem fixada no topo do seu feed.

Postagem do pedetista Thomás Brito, candidato a deputado estadual. Crédito: Instagram @thomasbritto12444

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.