Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Prato Firmeza, o guia da gastronomia periférica

Jeniffer Oliveira / 24/11/2023
Panela com prato bastante colorido, onde se vê batatas douradas, pedaços de carne, arroz, coentro, ao lado de bandeja com salada de tomate e cebolas em rodelas, junto de outras duas porções menores de molhos.

Crédito: Marcos Salesse / Coletivo Com Texto

O Prato Firmeza, projeto da Énois Laboratório de Jornalismo, parceira da Marco Zero em várias iniciativas, vai ter sua 5ª edição lançada no próximo sábado (25), na Casa do Povo, em São Paulo, a partir das 14h. Pela primeira vez, o guia vai ser lançado com abrangência nacional, chamado de Prato Firmeza: um diálogo entre campo e cidade, e vai percorrer o trajeto do alimento desde a produção do campo até a chegada nos centros urbanos.

Nas edições anteriores, a produção se concentrava nos eixos sul-sudeste, desta vez, a diversidade regional também está em pauta. A construção do material contou com a participação de coletivos de 10 capitais brasileiras, incluindo o Tejucupapos, de Recife (PE).

Também estão presentes o Maré Cheia (PA), Com_Texto (MT), Olhos Jornalismo (AL), Cumbuca (AM), Agência Lume (RJ), Coletivo Aruandê (BA), Awalé (SC), Resistência Cultural Upaon Açu (MA) e Manda Notícias (SP).

“A gente espera que o lançamento do livro seja um marco na expansão territorial deste guia. O objetivo é que mais gente saiba que os sabores e os aromas das periferias são infinitos e que dá pra comer muito bem ‘no precinho’ fora das rotas gastronômicas”, explica a coordenadora editorial do guia, Camila Rodrigues.

O lançamento desta edição do Prato Firmeza acontece junto com o primeiro guia com foco no público infantojuvenil das periferias da Énois, o Pratinho Firmeza SP, em que crianças de São Paulo protagonizam receitas na cozinha e diversas dicas de onde comer e comprar insumos para fazer uma boa refeição.

Além do guia gastronômico, as iniciativas participaram de formações sobre alimentação, realizaram oficinas de comunicação em escolas públicas e produziram uma série de 10 podcasts que trazem conversas com produtores locais e do campo, já disponíveis no Spotify.

Cozinha Comunitária YÁ Bahia do Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas (BA). Crédito: Beatriz de Paula/Coletivo Aruandê

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.