Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Presidente da Alepe distorce fatos sobre prisão de PMs do Bope para constranger Raquel Lyra

Marco Zero Conteúdo / 28/11/2023
Quatro pessoas sentadas em uma solenidade, com o rosto virado, olhando para o lado direito da imagem. Da esquerda para a direita: mulher branca, de cabelos castanhos, vestindo conjunto verde e usando máscara cirúrgica branca cobrindo a porção inferior do rosto; Raquel Lyra, mulher branca, de cabelos escuros presos em coque, vestindo conjunto marrom claro; Álvaro Porto, homem branco, calvo, de cabelos ralos, óculos, usando paletó azul, gravata amarela e camisa branca; homem branco, de cabelos curtos e ralos, de óculos, usando terno cinza escuro, gravata cinza claro e camisa branca.

Crédito: Instagram/@alvaroportope

por Jorge Cavalcanti*

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), utilizou seu tempo de fala na solenidade de apresentação do plano estadual de segurança pública e defesa social para constranger a governadora Raquel Lyra. Embora sejam filiados ao mesmo partido, o PSDB, Álvaro e Raquel estão em rota de colisão. O que antes era algo restrito aos bastidores da política ganhou força e tornou-se público. Este repórter acompanha o Poder Legislativo desde o começo dos anos 2000: é a primeira vez que o presidente da Casa Joaquim Nabuco faz oposição aberta ao Palácio do Campo das Princesas. 

O deputado Álvaro Porto chegou atrasado à Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, na manhã de segunda-feira (27). A solenidade havia começado, com as autoridades já posicionadas nas cadeiras dispostas sobre o tablado. O secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho levantou-se, desocupou o assento ao lado esquerdo da governadora e o cedeu ao presidente da Assembleia. Álvaro e Raquel trocaram um cumprimento contido e sentaram ombro a ombro. Para quem tinha conhecimento da má relação entre ambos, era perceptível o desconforto.

Para constranger a governadora que iria fazer uso do microfone logo depois, o deputado fez um discurso incendiário, de tom bolsonarista, e distorceu fatos sobre a prisão de seis policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no último dia 21. Diante de uma plateia formada majoritariamente por servidores da segurança pública, Álvaro Porto chegou a insinuar que a prisão preventiva dos PMs suspeitos de terem assassinado dois homens já rendidos, numa comunidade na Iputinga, zona oeste do Recife, foi a mando do governo, e não do Judiciário.

“Na semana passada mesmo, a gente teve um caso ali, no Detran, do Bope, que reagiram contra a Polícia Militar. A polícia tinha que agir daquela maneira porque, com bandido, você não pode tratar de modo diferente”, discursou o deputado, desconsiderando o que revelaram as imagens registradas por uma câmera. Elas mostram que não houve reação a tiro contra os policiais envolvidos na ocorrência.

“Se for preciso, afaste. Mas vai logo, prende logo, autua em flagrante sem saber realmente o que está acontecendo. Então, a gente precisa, para que a violência comece a ter um freio nisso aí, precisa de quem esteja na rua e tenha totalmente apoio”, concluiu o presidente da Assembleia, sendo aplaudido por parte da plateia.

A governadora sucedeu o deputado ao microfone, sem mencioná-lo nominalmente. Como resposta, Raquel Lyra falou em democracia e integração entre os Poderes, antes de se referir ao Juntos Pela Segurança, como foi batizado o plano estadual de segurança pública e defesa social.

Desde o começo do ano, Álvaro Porto e Raquel Lyra têm disputado espaço e poder. O deputado chegou a derrotar duas vezes a governadora na eleição para a escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ambas em maio. No começo desse mês, o deputado articulou a mudança da Constituição estadual para aprovar uma resolução que permitiu a antecipação em mais de um ano da eleição da mesa diretora para ser reconduzido como presidente no biênio 2025-2026. Este cabo de guerra terá novos capítulos, certamente.

No instagram, o deputado postou parte do discurso, retirando o trecho em que se referiu ao episódio do Bope:

Bope: o que realmente aconteceu

Sem saber que estavam sendo filmados por uma câmera posicionada na parte superior de uma estrutura, seis dos nove PMs do Bope envolvidos na ocorrência invadiram a casa dos dois suspeitos, executaram a dupla e retiraram os corpos do local envolvidos em lençóis. As imagens viralizaram e foram reproduzidas por blogs, portais e emissoras de TV. 

Os PMs foram presos em flagrante pela Polícia Judiciária e passaram por audiência de custódia. Seis deles tiveram a prisão convertida em preventiva e os nomes divulgados pelo Judiciário. Para fundamentar a detenção, a decisão judicial citou que todos os nove policiais envolvidos na ocorrência já respondem a inquéritos policiais militares. Um deles aparece em três procedimentos.

Os detidos no Centro de Reeducação da PM (Creed), em Abreu e Lima, no Grande Recife, foram identificados pela Justiça como Carlos Alberto de Amorim Júnior, Ítalo José de Lucena Souza, Josias Andrade Silva Júnior, Brunno Matteus Berto Lacerda, Rafael de Alencar Sampaio e Lucas de Almeida Freire Albuquerque Oliveira.

Os outros três policiais do Bope, por não terem invadido a casa dos suspeitos, tiveram a prisão em flagrante convertida em liberdade provisória com cumprimento de medidas cautelares, a pedido do Ministério Público estadual. O advogado que atua na defesa de todos os policiais envolvidos avisou que vai recorrer. O defensor alegou falhas no procedimento realizado no auto de prisão em flagrante e desrespeito a aspectos legais da realização da audiência de custódia.

*Jornalista com 19 anos de atuação profissional e especial interesse na política e em narrativas de garantia, defesa e promoção de Direitos Humanos e Segurança Cidadã

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.