Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Professoras suspendem greve para retomar negociação com Prefeitura do Recife

Marco Zero Conteúdo / 19/05/2025
A foto mostra um grupo de cerca de 18 pessoas reunidas em uma sala de reunião, todas concentradas em uma grande mesa. Muitas delas estão vestindo camisetas vermelhas com textos e logotipos, sugerindo que pertencem a uma mesma organização ou evento. Algumas pessoas estão sentadas, outras em pé, e todas parecem envolvidas em alguma atividade, seja conversando, tomando notas ou verificando seus celulares. A mesa está cheia de objetos, como papéis, copos e garrafas de água, indicando que a reunião envolve discussões e planejamento. A sala é bem iluminada e há uma janela grande ao lado esquerdo, deixando entrar bastante luz natural.

Crédito: Filipe Gondim/Cortesia

As professoras e professores da rede municipal de ensino do Recife suspenderam temporariamente a greve para retomar as negociações com a Prefeitura do Recife. A comissão que representa o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino do Recife (Simpere) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 19 de maio, com os negociadores designados pelo prefeito João Campos (PSB).

As professoras querem que a prefeitura cumpra a Lei do Piso e aplique o reajuste salarial de 6,27% na carreira. Apesar desta ser a principal reivindicação os docentes também exigem a reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos e melhores condições de trabalho nas escolas da rede municipal.

Para o sindicato, a suspensão da greve representa um gesto de responsabilidade da categoria. “Os professores seguem mobilizados, mas agora é a prefeitura que precisa dar uma resposta à altura. A nossa pauta é justa, está na lei. A gestão precisa sair da propaganda e respeitar quem garante a educação nas escolas”, reforça Anna Davi, uma das coordenadoras do Simpere.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.