Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto apresentado por sites da mídia independente ganha edital e será financiado pelo Google

Inácio França / 11/11/2019

A Marco Zero Conteúdo faz parte do grupo de 10 veículos da mídia independente que apresentou projeto vencedor na edição 2019 do Google News Challenge. Também fazem parte da iniciativa contemplada a Agência Pública, Agência Lupa, Repórter Brasil, Congresso em Foco, Ponte Jornalismo, Énois, Colabora, O Eco e Nova Escola.

O projeto contemplado é o Reload, que vai produzir vídeos curtos e dinâmicos a partir do conteúdo das organizações que participam do consórcio. O Reload pretende aumentar o engajamento de jovens brasileiros com jornalismo de qualidade e transformar a relação das novas gerações com as notícias. Além disso, vai fortalecer o ecossistema do jornalismo digital no Brasil.

Na opinião da jornalista e doutora em Design da Informação Carolina Monteiro, presidenta da Marco Zero Conteúdo, “o resultado evidencia a força da colaboração no ambiente da mídia independente, juntando 10 iniciativas de várias partes do Brasil em uma proposta que unir a produção de conteúdo na linguagem audiovisual, que está assumindo um protagonismo importante nas mídias digitais, com pesquisas sobre engajamento da audiência, especialmente entre os mais jovens”.

O edital

O Google News Challenge tem o objetivo de ajudar o jornalismo a prosperar na era digital. São feitas rodadas de financiamento em diferentes regiões do mundo.

Acelerar a inovação no jornalismo é um dos pilares para alcançar o objetivo de ajudar o jornalismo. Foram mais de 300 inscrições na América Latina, vindas de todo o espectro jornalístico da região: de jornais centenários a nativos digitais recém criados. Os 30 vencedores da edição de 2019 foram anunciados hoje, com um valor total de R$ 16,5 milhões de reais para o financiamento dos projetos. O Brasil é o país com maior número de organizações contempladas: 12.

De acordo com o comunicado oficial do Google, o “Desafio de Inovação é uma grande oportunidade para que jornalistas possam ter um espaço para discutir a evolução dos modelos de negócios e a criação de produtos que façam sentido para sua audiência. É também um momento em que aprendemos muito sobre como o Google pode colaborar com as redações para construir um futuro próspero para o jornalismo digital”.

Além do projeto Reload, outros vencedores vão inovar em diversas frentes. Uma delas é a utilização de dados e inteligência artificial para abrir novas fronteiras de conteúdo. AzMina, Jota, Congresso em Foco e Abraji vão usar dados abertos governamentais na construção de novos produtos, cada um com um enfoque diferente. Aos Fatos e o Jornal do Commércio vão explorar, cada um, abordagens distintas para automatizar o processo de verificação de fatos. A Piauí vai desenvolver tecnologia para minerar seu acervo em busca das histórias com melhor chance de virar séries em plataformas digitais de vídeo.

Estadão e O Globo vão explorar novas formas de engajamento, na personalização de conteúdo e com a participação de jovens, como forma de aumentar suas bases de assinantes. O Grupo Bandeirantes vai desenvolver uma ferramenta para acelerar o fluxo de trabalho de vídeo em redações que lidam com esse tipo de conteúdo.

A Associação Desenrola (Desenrola e Não me Enrola, Alma Preta, Historiorama, Preto Império e Periferia em Movimento) vai experimentar uma nova forma de mídia híbrida — online e offline — capaz de distribuir conteúdo e publicidade em ambientes de baixa tecnologia e com grande movimento de pessoas.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.