Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto Mãelitante promove formação online para mães de crianças com deficiência

Giovanna Carneiro / 19/05/2021

O projeto Mãelitante está realizando uma série de lives com temas jurídicos e médicos focados na Lei Brasileira de Inclusão. O objetivo da iniciativa é levar informação às mães de crianças com deficiência durante o período de isolamento social em que estão impedidas de realizar reuniões presenciais devido a pandemia.

As lives acontecem toda quarta-feira, às 20h, no perfil do Instagram do projeto e o acesso é gratuito. Caso o público não possa acompanhar a transmissão ao vivo, os vídeos ficam salvos e podem ser acessados a qualquer momento.

O Mãelitante nasceu a partir da necessidade de criar uma rede de apoio às mães de crianças com deficiências, que, em sua maioria, são mães solo e sofrem com o abandono parental. 

“Essa mulher é socialmente invisível. Se ser mãe solo já é difícil, ser mãe solo de uma criança com deficiência é mais difícil ainda, porque, se essa mãe não tem um apoio, ela não consegue trabalhar, não consegue sair, ela é uma cuidadora 24 horas”, comentou a idealizadora do projeto, Daniela Rorato. Mãe de Augusto, portador de síndrome de Down e autismo, a empreendedora social conhece bem o cotidiano e os desafios enfrentados por mães de crianças com deficiência. 

Daniela Rorato e seu filho Augusto. Créditos: Arquivo Pessoal

Durante seu trabalho em ONGs e instituições de apoio à crianças com deficiências, Daniela sentiu a necessidade de unir voluntários para levar informações às mães através de debates e rodas de diálogos. “Muitas mães não entendem nada sobre legislação, não sabem nem para que serve um defensor público, então eu convidei pessoas que entendem do assunto para criar um network para essas mães”, declarou a ativista. 

“Durante muitos anos eu coordenei reuniões de acolhimento e conscientização para mães cuidadoras. Agora, com a pandemia, não podemos fazer presencial. Então a intenção é levar a informação até elas. E informação pode mitigar as dúvidas e decisões, além de trazer empoderamento”, afirmou Daniela.

Por enquanto, as lives acontecem apenas no perfil do Instagram do Mãelitante, mas a expectativa é de que o projeto cresça e migre para o YouTube. Para isso, Daniela pretende buscar formas de financiar o projeto. A primeira série de lives teve início no dia 12 de maio e segue até o dia 09 de junho, mas uma nova programação será divulgada ainda este mês.

Reunião de mães na sede na União de Mães de Anjos ( UMA) antes da pandemia. Créditos: Cortesia/Arquivo Pessoal.

Confira a programação completa das lives:

  • Dia 19 de maio, às 20h

Tema: Transformação Atitudinal Sistêmica e a construção do Bem Comum

Participação: Estella Parisotto Lucas, neuropsicopedagoga clínica e fundadora da Constellate – Educação Sistêmica para a Vida, espaço voltado para a Transformação Atitudinal Sistêmica; terapeuta holística

  • Dia 26 de maio, às 20h 

Tema: Ter um filho com deficiência no Brasil e a luta pelo reconhecimento da condição de cuidadora

Participação: Daniela Rorato , empreendedora social, gestora da Soluções Inclusivas. Mãe do Guto e ativista pelo direito da mãe cuidadora e das pessoas com deficiências. Especializada em políticas de atenção para pessoas com deficiências, colaboradora da Folha de São Paulo no tema inclusão e deficiência

  • Dia 02 de junho, às 20h 

Tema: O papel da Defensoria Pública na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências

Participação: André Carneiro Leão, defensor público da União

  • Dia 09 de junho, às 20h  

Tema: Diagnóstico precoce, uma luta dentro do SUS

Participação: Dra. Paula Arruda, médica geneticista

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.