Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Por causa de falha nos transmissores, rádio Frei Caneca FM está fora do ar há uma semana

Giovanna Carneiro / 11/07/2023
Foto noturna de um palco onde se apresenta um músico negro, de cabelos brancos, tocando cavaquinho, tendo ao fundo o painel com o nome da Rádio Frei Caneca 101.5 FM

Crédito: Sérgio Bernardo/PCR

Há uma semana, a rádio pública Frei Caneca FM, emissora ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, está fora do ar. Tanto a transmissão disponível na frequência 101.5 FM como a que está no site oficial da rádio estão mudas. As postagens na página do Instagram da Frei Caneca FM, que eram realizadas com uma frequência diária, também estão paralisadas há uma semana.

Em suas redes sociais, o vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) afirmou que a interrupção na radiodifusão foi causada por uma manutenção dos transmissores da Frei Caneca FM, que, segundo o oposicionista, “já pedem aposentadoria”.

Procuramos a Prefeitura do Recife para saber o que causou o desligamento da Frei Caneca FM e a previsão de retorno da emissora, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

Enquanto a PCR não se pronuncia, ouvintes da Frei Caneca FM usam as redes sociais para cobrar o retorno da transmissão da rádio e destacam a sua importância na garantia do direito a comunicação.

A rádio pública do Recife

Nomeada em homenagem ao Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, – líder religioso que defendeu ideais libertários da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824, que ficou popularmente conhecido como Frei Caneca -, a emissora pública do Recife foi elaborada por meio da Lei Municipal 6511, aprovada em 1960.

A Frei Caneca FM surgiu com o objetivo valorizar e fortalecer a cultura, além de promover a educação através do acesso à informação de qualidade. Em 2011, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu a outorga para o funcionamento da rádio no canal 268/E, na frequência 101.5 FM para a cidade do Recife. Em junho de 2016, a Frei Caneca FM começou a transmitir uma programação musical em caráter experimental.

Atualmente, a Frei Caneca FM realiza editais de chamamento público para que a sociedade civil possa integrar a programação da rádio através de projetos de comunicação e música. No último edital, que ocorreu no segundo semestre de 2022, 31 programas foram aprovados.

  • Atualização do texto às 16:28h do dia 11 de julho: Após essa matéria ser publicada, a prefeitura enviou o seguinte esclarecimento:

“Por questões técnicas, a Rádio Frei Caneca encontra-se, temporariamente, fora do ar, desde o último dia 4 de julho. Até a próxima quinta-feira (13), a transmissão será retomada via internet, no site http://www.freicanecafm.org/. O sinal da rádio será restabelecido na frequência FM tão logo seja concluída manutenção no transmissor.

Esta reportagem foi produzida com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.