Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Recife é sede do XI Seminário Nacional de Lésbica e Mulheres Bissexuais neste fim de semana

Marco Zero Conteúdo / 27/10/2023
Grupo de mulheres reunidas ao ar livre, sentadas em cadeiras dispostas em círculo, tendo ao centro um painel na cor roxa, no chão, e, ao fundo, uma bandeira com as cores do arco-íris com a palavra lésbicas em letras pretas.

Crédito: Divulgação

A luta de mulheres lésbicas e bissexuais vai ser debatida no XI Seminário Nacional de Lésbica e Mulheres Bissexuais (Senalesbi), que acontece neste final de semana, de 27 a 29 de outubro, no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Previdenciários, na Guabiraba, zona norte do Recife. Esta edição tem o tema “27 Anos de Resistência Contra o Racismo e a LBTFOBIA: É Tempo de esperançar e reafirmar os direitos das mulheres LBT’s”. 

Há 27 anos, o Senalesbi é um espaço de diálogo político-pedagógico, contribuindo com a luta por garantia de direitos e políticas públicas  para a população LBT. A expectativa é que mais de 150 mulheres de todas as regiões do país estejam presentes para construir uma agenda coletiva nacional, por meio da articulação de lésbicas, mulheres bissexuais, transexuais, integrantes e/ou não de redes, militantes autônomas e independentes, núcleos, organizações não-governamentais, grupos e centros acadêmicos.

A programação também vai contar com representantes da sociedade civil e autoridades locais e nacionais. Confirmaram presença representantes do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa de Pernambuco, câmaras de vereadores de vários municípios pernambucanos, Governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

“Nos últimos anos as mulheres LBT ́s e a população LGBTQIA+ em geral vêm sofrendo uma série de ataques em seus direitos e nas políticas públicas para a garantia de sua dignidade e cidadania. Esse nosso encontro tem como desafio resgatar nossas conquistas e fazer avançar nossas bandeiras de luta”, afirma uma das integrantes da Comissão Organizadora do XI Senalesbi, Rivânia Rodrigues.

O XI Senalesbi é elaborado e organizado por 14 redes que integram o movimento LBT no Brasil, são eles Comlesbi, Candaces, LBL, ABL, Afro-LGBT, MNU, Marcha Mundial das Mulheres, UBM, MAPB, Coletivo BIL, Rede Lesbi Brasil, Frente Bissexual Brasileira, LGBTI+ Sem Terra e UNALGBT.

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.