Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Recife terá primeira escola de agricultura urbana para mulheres da periferia

Centro Sabiá apresenta projeto para formação de quatro turmas no Dia Mundial da Terra

Marco Zero Conteúdo / 15/04/2024
Uma mulher idosa, de fartos cabelos completamente grisalhos, com um vestido preto, está cuidando de um pequeno jardim contornado por telhas de barro. O solo dentro do contorno das telhas é rico e escuro, com plantas verdes crescendo. Uma placa com a palavra “AGRIÃO” está visível ao lado das plantas. A mulher está ativamente envolvida no cuidado das plantas. Ao fundo, há uma parede rosa desbotada.

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

O Centro Sabiá vai promover o primeiro curso de formação de agricultura urbana do Recife. O projeto Escola Marias – Mulheres e Agricultoras Urbanas na Região Metropolitana do Recife será lançado na segunda-feira, dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, às 10h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O projeto formará 100 mulheres que já atuam em iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico em comunidades periféricas do Grande Recife.

Com conteúdos focados em segurança alimentar e nutricional, saúde, geração de renda e da melhoria da qualidade de vida, a Escola Marias terá dois anos de duração. O curso será dividido em dois módulos, um de produção e outro de transformação dos alimentos. Serão quatro turmas ao longo dos dois anos.

Ao final da formação, as alunas participarão de um módulo adicional de temas transversais, em seis palestras sobre temas relacionados à garantia de direitos e promoção de justiça social a partir do olhar da agricultura Urbana e periurbana Agroecológica. Cada turma realizará, ainda, um intercâmbio de imersão para contato com outras experiências urbanas de agriculturas.

O projeto fará o acompanhamento de cinco hortas em comunidades do Cabo de Santo Agostinho; Peixinhos, em Olinda; Vila Santa Luzia, Sonho de Viver e Margaridas, estas três no Recife.

A iniciativa do Centro Sabiá é financiada com recursos do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Governo Federal, resultante de uma emenda parlamentar do deputado federal, Túlio Gadelha (Rede). O Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST) são parceiros do projeto.

Exposição

O Centro Sabiá também está realizando, em parceria com um curso de inglês na zona norte do Recife, uma exposição intitulada Um Ser-Tão Forte: Resistência e Resiliência da Agricultura Familiar Frente à Crise Climática. Com 20 fotografias impactantes, a exposição é uma imersão nas paisagens sertanejas afetadas pela crise climática e em risco de desertificação. Cada imagem conta a história de famílias agricultoras que, ancoradas em práticas agroecológicas e no conhecimento tradicional, enfrentam e superam as intempéries.

Foto colorida da silhueta de duas pessoas usando chapéus, possivelmente em um campo ou jardim ao entardecer. Eles estão cercados por plantas e folhas, e o céu acima está começando a escurecer, marcando o pôr do sol. Uma pessoa está estendendo a mão para a outra, passando uma planta, provavelmente um folhas de palma, um tipo de cacto. O cenário é calmo e sereno, com as silhuetas das pessoas destacadas contra o céu suave do crepúsculo.

Foto que faz parte da exposição Ser-Tão..., do Centro Sabiá

Crédito: Nay Jinkings/Centro Sabiá

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.