Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Superlotadas, nove UPAs fecham portas de plantão por 12 horas no Grande Recife

Marco Zero Conteúdo / 16/03/2021

Na noite desta terça-feira, dia 16 de março, nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão com o plantão restrito até a troca de plantonistas, às 7h da quarta-feira, devido ao grande número de pacientes internados com covid-19. As UPAs Caxangá, Imbiribeira, Ibura e Torrões, no Recife, além das unidades do Curado e Barra de Jangada, em Jaboatão, e as de Olinda, Igarassu e Paulista não devem receber pacientes com quadro respiratório graves durante as 12 horas do turno de plantão em andamento.

De acordo com dados do setor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde, nas UPAs de Pernambuco, incluindo as de administração municipal, pelo menos 160 pessoas infectadas pelo coronavírus estão aguardando transferência para hospitais. A situação é tão grave que a unidade de Paulista está sem ponto de oxigênio disponível. A superlotação também põe em risco pacientes que buscam o serviço para tratar outras doenças. A informação originada do serviço de regulação foi repassada por uma das diretorias da Secretaria Estadual de Saúde para a equipe técnica pouco antes das 20h. A Marco Zero Conteúdo teve acesso ao texto da comunicação interna.

Na sexta-feira, 12 de março, um dia após a gestão Paulo Câmara (PSB) comemorar a abertura de 80 novos leitos de UTI, a Marco Zero Conteúdo mostrou que só nas UPAs estaduais, 83 pessoas com covid-19 aguardavam leitos, algumas há mais de quatro dias. Desde de dezembro do ano passado, a reportagem vem mostrando a situação dessas unidades que são consideradas a porta de entrada para o serviço de média e alta complexidade. Procurado, o governo silencia.

O colapso nas UPAs é mais um capítulo do pior momento da pandemia no estado que, nesta terça-feira (16), registrou 2.482 novos diagnósticos de covid-19 e 60 óbitos por causa da doença, totalizando 320.931 casos e 11.471 mortes. No Brasil, os números também bateram novo recorde, foram 2.798 pessoas mortas, elevando para 282.400 vidas perdidas para o coronavírus.

Seja mais que um leitor da Marco Zero

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero https://marcozero.org/assine/

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.